Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 14.11.17 - 19h38

Zona Azul garante democratização das vagas de estacionamento na Pracinha de Boa Viagem

Serão delimitadas 30 vagas para o estacionamento rotativo na área que é ponto de interesse comercial e turístico.

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza mais um projeto para dar continuidade à democratização das vagas de estacionamento disponíveis em área pública pela cidade. Desta vez, o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, recebe, a partir do sábado (18), 30 vagas de estacionamento rotativo, implantadas no entorno da Praça Nossa Senhora de Boa Viagem – mais conhecida como Pracinha de Boa Viagem. Desse total, serão quatro destinadas a idosos e pessoas com deficiência e outras três voltadas aos serviços de carga e descarga. Esta é a terceira implantação do projeto fora do Centro do Recife, beneficiando, mais uma vez, um espaço de grande movimentação turística da cidade.
 
Para regulamentar a ação, a CTTU vai realizar a implantação de toda a sinalização horizontal e vertical no entorno da praça, compreendo trechos da Avenida Conselheiro Aguiar, Rua Barão de Souza Leão, Rua Nylo Dornellas Câmara e Rua dos Navegantes, vias que serão contempladas com as novas vagas de estacionamento rotativo, todas elas com permanência máxima de duas horas. O estacionamento destinado ao transporte de turismo, já existente ao lado da praça, será ampliado. Agora serão duas vagas, que não fazem  parte das demarcações da nova Zona Azul. Uma campanha educativa será realizada na área com o objetivo de conscientizar a população para o uso correto das vagas.
 
Também para viabilizar a implantação dos novos estacionamentos rotativos, outros pontos de venda de Zona Azul autorizados já estão sendo cadastrados na localidade. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e o veículo está passível de remoção ao depósito. 
 
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, garantir uma maior rotatividade nas vagas de estacionamento existentes em área pública, em especial no entorno de largos comerciais e movimentação turística, é essencial para atender a uma grande demanda de pessoas. "O objetivo da iniciativa é atender espaços importantes de lazer da cidade, como é o caso da Pracinha de Boa Viagem. Democratizar as vagas, garantindo a todos o acesso aos estacionamentos disponíveis, beneficia comerciantes, clientes, e possibilita o aumento no fluxo de frequentadores", afirma. 

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena e Encruzilhada. Com a implantação dos novos estacionamentos rotativos em Boa Viagem, a Prefeitura estende para três o número de pontos atendidos pelo projeto fora da área central da cidade. As outras implantações aconteceram no entorno de centros comercias, como nos Mercado da Encruzilhada, no início do mês de novembro de 2017, e da Madalena, em 2016. Em maioria, a Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3.