Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 14.11.21 - 10h03

Prefeitura do Recife divulga classificadas para participar da Feneart

 

 

Na terça (16), as artesãs selecionadas devem comparecer a Secretaria da Mulher para assinar o termo de responsabilidade e participação na feira

 

A Prefeitura do Recife por meio da Secretaria da Mulher divulgou, neste domingo (14), a lista final das artesãs classificadas para participar da 21a edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart). A tradicional feira acontece entre os dias 10 a 19 de dezembro. Ao todo foram selecionadas 12 artesãs para a exposição e comercialização dos produtos confeccionados no estande institucional da secretaria. Todas as selecionadas são integrantes da Rede de Artesãs da Secretaria da Mulher do Recife. A lista das selecionadas pode ser conferida abaixo.

 

Na próxima terça-feira (16), às 10h, as artesãs selecionadas devem comparecer a Secretaria da Mulher, no 8° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife, para assinar o termo de responsabilidade e participação na feira.  Entre os dias 16 e 17, das 9h às 16h, a secretaria realiza a devolução dos produtos submetidos à curadoria. Os itens não retirados no período informado serão doados. 

 

As artesãs foram selecionadas através de Comissão de Avaliação composta por quatro avaliadoras: uma técnica da Secretaria de Cultura do Recife, uma técnica da Secretaria da Mulher do Recife, uma do Centro de Artesanato de Pernambuco e uma da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco. Com pontuação máxima de 120 pontos e mínima de 78 pontos, foram selecionadas 12 artesãs que participarão de forma efetiva no estande e 4 artesãs remanejáveis. 

 

A Rede de Artesãs, garante suporte, qualificação profissional e formação em empreendedorismo e gestão de negócios, fomentando a organização produtiva das mulheres e possibilitando a participação das artesãs nas feiras de artesanato do município. Atualmente a rede conta com 388 mulheres inscritas.

 

INCENTIVO- Em 2020, a Rede de Artesãs participou de sete diferentes feiras, em janeiro e fevereiro. Após este período, devido à pandemia e pela natureza das ações, as feiras foram suspensas. Neste ano, as mulheres atendidas pela Rede de Artesãs do Recife participaram da loja colaborativa Arte Delas, no Plaza Shopping, em Casa Forte. Além de estimular a cadeia produtiva, a ação proporcionou às artesãs a experiência de ter uma loja física, atendimento ao cliente, reposição de produto e fechamento de caixa. Com a iniciativa, as artesãs tiveram a oportunidade de, além de comercializar seus produtos, ter experiência em atendimento aos clientes, vendas, abertura e fechamento de caixa e faturamento. As 25 artesãs que participaram da loja, obtiveram um faturamento de aproximadamente R$ 23 mil.

 

A seguir, a lista das 12 artesãs selecionadas em ordem alfabética:

 

ANA ELZA SIQUEIRA DE LIMA

DANIELLE MENDONCA GOMES

DAYSE MACEDO SODRE DA MOTA

ELIZABETH DOS SANTOS SILVA

MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA

MARIA DO CARMO DE CASTRO GOMES

MARIA LETÍCIA DE ALMEIDA PONTES

MARILENE MARIANO FRAGA

ROSANA ARCANJO DA SILVA

SHIRLEY ANDRÉ DE ALMEIDA PONTES

VALERIA DOS SANTOS MARTINS

WILZA FERNANDES GALDINO BENTO

 

 

A seguir, a Lista das artesãs remanejadas em ordem de prioridade:

ADNA JANE LOPES MARTINS

IVONETE DOS SANTOS SILVA

KARLA SALES QUINTINO ALVES

ADELAIDE TAVARES LIRA