Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 14.12.16 - 19h34

CTTU amplia a Zona Azul no Centro do Recife a partir desta sexta-feira (16)

No total, 85 vagas destinadas à Zona Azul serão disponibilizadas nos bairros do Recife e da Boa Vista. Atualmente, a cidade conta com  cerca de 2.800 vagas rotativas

 

 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai ampliar a Zona Azul no Centro do Recife, a partir desta sexta-feira (16). Dessa vez, a ação vai contemplar as ruas do Brum e Corredor do Bispo, no Bairro do Recife e no bairro da Boa Vista, respectivamente. Com a ação, a cidade passa a contar com mais 85 vagas de Zona Azul, que serão somadas as cerca de 2.800 já regulamentadas. A medida tem o objetivo de disciplinar o estacionamento nos locais e garantir a rotatividade das vagas disponibilizadas no espaço público. 

 

Na Rua do Brum, onde haverá a implantação de 51 vagas, sendo uma destinada a carga e descarga, a implantação da Zona Azul vai acontecer entre as ruas do Observatório e Bione.  Entre a Rua do Observatório e a Travessa Tiradentes a regulamentação será feita nos dois lados da via. Já no trecho entre a Travessa Tiradentes e a Rua Bione, as vagas serão implantadas no lado direito da rua. A Rua Corredor do Bispo, por sua vez, receberá 34 vagas de Zona Azul, que serão implantadas nos dois lados da via, no trecho entre a Rua Gervásio Pires e a Avenida Oliveira Lima. 

 

Nos dois locais a Zona Azul irá funcionar das 8h às 18h, nos dias úteis, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência será de duas horas. Para regulamentar a ação, 44 placas de sinalização vertical estão sendo implantadas nos locais. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação), além disso o veículo fica passível de ser removido para o depósito.

 

AMPLIAÇÃO DA ZONA AZUL- Além das novas vagas que serão implantadas nesta sexta-feira (16), a área central da cidade será beneficiada com uma nova ampliação da Zona Azul até o fim de dezembro. Entre as vias que serão beneficiada estão as ruas de São Jorge, Barão de São Borja, José de Alencar e Vital de Oliveira. No Recife, os condutores contam com cerca de 2.800 vagas rotativas destinadas a carros (incluindo as vagas exclusivas para deficientes e idosos), motos, ônibus de turismo e veículos de carga e descarga distribuídas no Bairro do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista e Madalena.  A Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais.