NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.12.16 - 19h53

Prefeito assina convênio para projeto de educação ambiental e sanitária

img_alt

Ação tem como objetivo conscientizar população para boas práticas através de atividades lúdicas (Foto: Roque Sá/Divulgação)

 

O prefeito Geraldo Julio e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Antônio Henrique Pires, assinaram na tarde desta quarta-feira (14), em Brasília, o convênio para a execução “Projeto de Fortalecimento do processo de Educação Sanitária e Ambiental”, mediante financiamento da FUNASA. O projeto é destinado a capacitação de técnicos sociais, agentes comunitários e população em áreas beneficiadas com o saneamento integrado e que contam com escritórios da Secretaria de Saneamento municipal.

"Esse convênio é importante porque as ações de educação ambiental, que vão ser realizadas nas comunidades e escolas, vão ter uma relação direta com a situação dos nossos canais. O Recife é uma cidade que tem 99 canais, e muitos córregos, que são limpos duas, três vezes ao ano. Gastamos milhões de reais fazendo essa limpeza. Então, essa ação vem para ajudar a comunidade a cuidar melhor do seu bairro, dos canais que passam por ele  e reduzir também os investimentos que a gente precisa fazer na limpeza. Assim, teremos uma cidade melhor, com menos acúmulo de lixo, o que evita inundações e transmissões de doenças", ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

Após apresentação do projeto, realizada pelo secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, a iniciativa foi firmada. A viabilização da mesma deu-se através de emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba no valor de R1,5 milhão, sendo R$ 1,5 mil a contrapartida da Prefeitura. Esta é a primeira vez que um parlamentar destina emenda para a Fundação de Saúde com foco na educação sanitária e ambiental da sociedade. 

O presidente da FUNASA, Antônio Henrique Pires, acrescentou os ganhos da iniciativa para a cidade. "A FUNASA faz essa parceria com a Prefeitura do Recife para trabalhar  educação e saúde ambiental. Uma das mais importantes ações é a  prevenção. É a orientação para que evite que a população fique doente, para que a população fique consciente que atuando de forma diferenciada, ela estará não só ajudando o município na sua limpeza, por exemplo, mas também na preservação de sua saúde".

Os bairros da Mangueira (26 mil habitantes), Ponte do Maduro (Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro e Santa Terezinha - 25,5 mil habitantes), Roda de Fogo (16.464 habitantes), Santa Luzia (6,7 mil habitantes) são os beneficiados da ação, onde a Secretaria de Saneamento possui escritórios locais de atendimento. O projeto tem duração de 24 meses e também tem como objetivo a sustentabilidade das comunidades e inclusão social.

A capacitação terá várias etapas, como atividades educativas que abordam a temática de maneira lúdica e criativa, visitas ecológicas (Jardim Botânico, Espaço Ciência, Estações de Tratamento de esgoto) e oficinas. Destaque para a de Economia Criativa Sustentável.

Entre os resultados esperados estão sensibilizar a comunidade sobre a importância da corresponsabilidade na manutenção e na diminuição de obstruções no sistema de esgotamento sanitário, compreensão acerca da importância das práticas sustentáveis para o meio ambiente e como possibilidade de geração de renda.