Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.12.16 - 19h41

Recife ganha certificado inédito do Ministério da Saúde

img_alt

Unidades de saúde receberam o reconhecimento por estimular usuárias da rede ao aleitamento materno (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Unidades de saúde da Prefeitura do Recife receberam hoje (14) uma certificação inédita em Pernambuco. As equipes foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde pelas estratégias voltadas para o incentivo à amamentação. A solenidade de entrega das placas aconteceu pela manhã no Auditório Capiba, No edifício sede da PCR.

As Unidades de Saúde da Família Cabanga (Cabanga), Sítio São Braz (Dois Irmãos) e Upinha Bongi Novo Prado (Bongi), além da Equipe de Saúde da Família da USF Alto do Reservatório/Diógenes Cavalcanti, que cobre o bairro de Nova Descoberta, foram as primeiras no estado a implantar a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Um dos objetivos é contribuir para melhoria dos indicadores de aleitamento e alimentação complementar saudável.

De acordo com a secretária executiva municipal de Atenção à Saúde, Eliane Germano, os profissionais da rede mantém um trabalho diário de mostrar a importância do aleitamento materno. "É importante desmistificar a amamentação como nos era ensinada antigamente. O aleitamento materno facilitará a saúde no futuro", disse Eliane.

No Brasil, atualmente, 55 unidades de saúde foram certificadas desde a criação da estratégia, em 2013, que visa ainda capacitar os profissionais de saúde da atenção básica no cuidado com alimentação e no incentivo da amamentação, como prevenção de doenças futuras. Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Lorena Toledo, no Brasil, já foram capacitados 23.226 profissionais. "As práticas alimentares e o estado nutricional nos primeiros anos de vida vão influenciar as condições a curto e longo prazo", afirmou.

A coordenadora da Política de Saúde da Criança do Recife, Alessandra Fan, informou que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a estratégia Amamenta e Alimenta para todas as unidades de saúde da família da rede.