Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.12.17 - 16h57

Orquestra Sinfônica do Recife encerra temporada 2017 em concerto lotado

Décima e última apresentação do ano foi marcada por solos de trompete, clarinetes e violoncelo. O calendário de apresentações mensais gratuitas será retomado em março


Preparado pelo maestro Marlos Nobre, o programa da noite de ontem foi protagonizado por quatro solistas escolhidos entre os músicos da orquestra, que apresentaram peças com trompete, clarinetes e violoncelo.

A primeira parte da apresentação foi composta pelo solo do violoncelista Leonardo Guedes, com a execução das peças Poema III, e a nostálgica Canzone para cello e orquestra. Já no segundo momento da apresentação, os clarinetistas Isaías Rafael e Jônatas Zacarias foram ovacionados pela plateia ao executarem o Concerto para 2 clarinetes e orquestra, de Franz Krommer. A finalização da apresentação ficou por conta do Concerto em Mi bemol para trompete e orquestra de Franz Joseph Haydn, executado pelo solista José Wilson Pimentel, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Recife.

Sempre na plateia da orquestra, há mais de duas décadas, Maria Isabel de Souza Silva, 69 anos, foi ontem se despedir da temporada 2017 na companhia das netas. “Sou apaixonada por música e sempre venho para os concertos, nem que seja sozinha. Esses eventos precisam ser prestigiados e eu venho aqui por isso”.

Para Teresa Cristina Cavalcanti Borges, 81 anos, o concerto de ontem provocou e embalou doces recordações. “É como se agora eu estivesse ouvindo a trilha sonora dos momentos que passei aqui, como atriz, nesse teatro”, disse, muito emocionada, a atriz aposentada que perdeu as contas de quantas vezes se apresentou naquele palco entre os 4 e os 20 anos de idade.

O casal Patrícia e André Lima também aproveitou a trilha sonora e o cenário para revisitar o passado e reviver o encantamento dos primeiros encontros, há 12 anos, no mesmo Teatro de Santa Isabel. “Esse é um passeio que fazemos como algo só nosso, para aproveitar e recordar, como se fôssemos aquele casal de namorados dos primeiros concertos”, comentou Patrícia.

As fortes emoções entram em cartaz novamente a partir do próximo mês de março.