Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 14.12.17 - 19h50

Prefeito Geraldo Julio reúne secretariado para fazer balanço e traçar metas para 2018

img_alt

Encontro fez o balanço de um ano marcado pelo controle de gastos para realizar entregas, manter as finanças equilibradas e o pagamento dos servidores em dia. O 13º salário será pago amanhã (15). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio reuniu todo o secretariado da Prefeitura do Recife para fazer o balanço do primeiro ano da sua segunda gestão e preparar as perspectivas e cronograma de planejamento para 2018. Esta é a terceira reunião de gestão com o secretariado realizada este ano. As medidas de controle fiscal que permitiram ao Recife atravessar mais um ano de crise financeira nacional com as contas equilibradas e realizando entregas esteve na pauta da conversa. Este ano, a Prefeitura do Recife conseguiu economizar R$ 372 milhões, entre medidas de contenção de despesa e incremento de receitas.

O prefeito destacou a importância do trabalho conjunto das secretarias para ajudar a população do Recife e não descontinuar os serviços essenciais à população. O gestor destacou ainda as maneiras que podem ser encontradas para amenizar as desigualdades e driblar as dificuldades da crise econômica. “Este ano foi um ano muito desafiador, mas não encaramos as dificuldades como problemas e sim como desafios a serem superados. O Recife venceu 2017 com muito trabalho, muita dedicação, muito apoio do povo e vamos construir um 2018 ainda melhor”, avaliou o prefeito Geraldo Julio. 

A primeira reunião de secretariado aconteceu no dia 4 de janeiro, com a equipe recém-empossada. Ao longo dos meses, foram realizados ciclos semanais de monitoramento, em que o prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto as metas de cada área da gestão. E em setembro houve a segunda reunião de gestão com o secretariado.

O secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, Jorge Vieira, fez um panorama das entregas realizadas este ano. No balanço de 2017, destacam-se a entrega do Compaz Ariano Suassuna, do Hospital Veterinário do Recife, a nova ala do Mercado da Encruzilhada, a construção da Upinha Emocy Krause, em Santa Luzia, a requalificação de praças, pavimentação de ruas e muitas outras medidas. 

“A gente fez um apanhado geral das medidas de adequação de 2017, que foram muitas. Este ano foi muito duro. A prefeitura cortou na própria carne, porque foram várias reduções: na frota, nas secretarias e nas estruturas das pastas, mas tudo isso seguindo a orientação do prefeito Geraldo Julio, que era não afetar os serviços prestados à população”, explicou o titular da pasta.

Como consequência desse esforço conjunto, acrescentou o secretário, a Prefeitura do Recife conseguiu pagar em dia o 13º salário, que será depositado nas contas dos 38,9 mil servidores nesta sexta-feira (15).

“Apesar do ano duríssimo, as medidas que tomamos nos possibilitou todas essas ações. A Prefeitura está pagando o 13º salário do funcionalismo, medida que muitas das prefeituras e governos não estão conseguindo fazer”, afirmou Jorge Vieira. Marcaram presença no encontro toda a equipe de secretariado e ainda os gestores dos órgãos da administração indireta do município.