Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.12.18 - 22h50

Luzes, árvore gigante e queima de fogos anunciam o ciclo natalino no Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio inaugurou, nesta sexta-feira (14), decoração no Cais da Alfândega, que vai congregar principais símbolos natalinos da cidade, como a árvore de 14 metros e a alameda iluminada ao longo do Rio Capibaribe (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

É impossível passar pela Avenida Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, sem ser contagiado pelo espírito natalino que inundou o espaço. Luzes coloridas pendem das árvores iluminando as margens do Rio Capibaribe e o presépio montado no local. A árvore de Natal de 14 metros tornou-se parada obrigatória para quem gosta de registrar os festejos de fim de ano. Ao lado da família, o prefeito Geraldo Julio inaugurou nesta sexta-feira (14) a decoração e convidou os recifenses para participarem da programação do Ciclo Natalino 2018.

“Começou o Natal aqui no Recife. A árvore de Natal foi acesa, teve queima de fogos, teve muito pastoril para valorizar a nossa cultura. Além disso, a celebração está espalhada por toda a cidade, com o concurso Eu Amo o Natal, onde as pessoas podem decorar suas casas e suas ruas. É clima de reflexão e renovação da fé”, afirmou o prefeito.

Os pastoris abriram o cortejo e conduziram o público até o palco montado no Cais da Alfândega, onde houve a apresentação do projeto Louvores in Concert, que reúne Almir Rouche e as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos, com participação especial do Instituto Passo de Anjo.

A ornamentação este ano é de autoria das arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Para criar uma alameda iluminada, as árvores que margeiam o rio Capibaribe foram ornamentadas com refletores de luz verde e cordões luminosos, chamados snow led, que dão o efeito de neve caindo.

Estrela da festa, a árvore de natal tem 14 metros e base de madeira de reflorestamento. O corpo é composto por estruturas metálicas que formam quatro faces triangulares, onde são projetadas imagens que simbolizam o espírito natalino.

Além da decoração, o cortejo dos pastoris atraiu o público para o local. A auxiliar administrativa Alessandra de Oliveira mora em Água Fria e levou a filha para apresentação. Segundo ela, todos os anos ela vem ao Centro para ver a decoração, mas disse que 2018 teve um gostinho especial, porque pôde prestigiar a filha. "Tem que valorizar a cultura local e incentivar essas manifestações populares", defendeu. 

O secretário-executivo de Cultura, Diego Rocha, explica que o pastoril é a principal manifestação do Ciclo Natalino, por isso a homenagem. "Temos o religioso e o profano e os dois estão contemplados na nossa programação", contou. De acordo com Diego, as apresentações deste fim de ano se estendem nos Parques da Macaxeira e Santana e na Pracinha de Boa Viagem, às quartas. A programação vai até o dia 6 de janeiro, na Queima da Lapinha. 

AGENDA - A programação do Ciclo Natalino continua no sábado e no domingo, quando a  festa se transfere para a Avenida Rio Branco, enfeitada desde o último dia 9 de dezembro com 14 presépios feitos pelos alunos da rede municipal, a partir de meia tonelada de resíduos tecnológicos.

Lá irão se apresentar, a partir das 19h, o Balé Popular do Recife, o Pastoril Estrela Brilhante e o Reisado Imperial. A noite encerra com uma grande celebração ao pastoril, num espetáculo que reunirá o passado, o presente e o futuro da tradição. Ciceroneados pelo Véio Mangaba e seu pastoril, subirão ao palco os velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné.

No domingo, a programação começa mais cedo. Às 10h, Adriana B desfila seu samba na Rio Branco. E, das 16h às 22h, a festa continua com Romero Ferro, Coral Passo de Anjo, Maestro Spok e Comunidade do Pilar, Grupo Matéria Prima, Pastoril Jardim da Alegria, Grupo de Dança de Valdeck Farias, Guerreiros do Sol Nascente e Cia Pé-Nambuco de Dança.