Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.02.16 - 11h02

Bairros de Joana Bezerra e Areias recebem mutirões de controle do mosquito Aedes aegypti neste fim de semana

A expectativa é que mais de 2 mil imóveis sejam vistoriados pelas equipes nos dois bairros

Neste sábado (13), os bairros de Joana Bezerra e Areias receberão os mutirões de enfrentamento ao Aedes aegypti. A ação no Recife se junta ao Dia Nacional de Mobilização Contra o Mosquito. Vão participar profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), agentes sociais do cadastro único da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e militares das Forças Armadas. O ponto de encontro na Ilha Joana Bezerra será, às 9h, na Praça Astério Rufino Alves (próxima ao USF Berilo Pernambucano) e em Areias, às 8h, na Praça de Vila Tamandaré (Academia da Cidade de Vila Tamandaré).

Na ação da Joana Bezerra, vão atuar 24 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e 30 militares das Forças Armadas. Os profissionais da Emlurb farão a remoção de entulhos das ruas da comunidade, enquanto os asaces e soldados visitarão cerca de mil imóveis e 12 estabelecimentos comerciais. Em Areias, serão 12 asaces e 30 militares. No local, eles deverão visitar mais de mil residências.

O trabalho inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos possíveis criadouros com larvicida biológico e abordagem educativa com os moradores sobre como evitar a proliferação do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Balanço - De 28 de novembro de 2015 até agora, foram vistoriados mais de 36 mil imóveis nos mutirões de final de semana.Os mutirões aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Recife Antigo (Comunidade do Pilar), Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Bongi, Estância, Vasco da Gama, Macaxeira, Alto do Mandu e Monteiro. Em 2015, os asaces fizeram mais 2,2 milhões de visitas no Recife. Em 2016, foram vistoriados 311.073 imóveis residenciais, comerciais e prédios públicos até o momento.

 

Serviço:

O quê: Mutirão de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

Data: 13 de fevereiro

Ponto de encontro: Praça Astério Rufino Alves (Próximo à USF Berilo Pernambucano)

Rua Guarapirama, 65 - Coque - Ilha de Joanna Bezerra

Hora: 9h