Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 15.02.16 - 20h06

Mais de quatro mil recifenses iniciam o semestre letivo da rede profissionalizante

img_alt

Novos alunos vão frequentar os cerca de 50 cursos gratuitos que são ministrados nas 17 escolas profissionalizantes mantidas pela PCR. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)


Mais de quatro mil recifenses começaram uma nova etapa em suas vidas profissionais, nesta segunda-feira (15), com o início do semestre letivo da rede profissionalizante da Prefeitura do Recife. Os novos alunos vão frequentar os cerca de 50 cursos gratuitos que são ministrados nas 17 escolas profissionalizantes mantidas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional.

Moradora da Campina do Barreto, Ana Cláudia Souza, de 26 anos, integra a nova turma do curso de cabeleireiro, na Escola Profissionalizante São José. "Esse é o primeiro curso profissionalizante que vou fazer e a expectativa é grande. Espero logo poder começar a trabalhar para mim. O desemprego foi um dos motivos que me atraiu, porque o curso vai me ajudar a gerar renda. Quero me especializar, pegar o meu certificado e abrir o meu salãozinho", afirmou.

O secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, esteve nesta tarde na Escola São José, no bairro de Santo Amaro, para dar boas vindas aos estudantes que vão frequentar os cursos no local, entre cuidador de idosos, agente comunitário de saúde, aromaterapia aplicada à estética e outros. "Essa escola tem dado muito bons resultados, tem havido muita procura e as pessoas estão melhorando de vida quando concluem os nossos cursos. Queremos fazer uma educação profissional cada vez melhor para que os concluintes possam conseguir empregos ou empreender com seus próprios negócios. Investimos em material didático e de expediente e no programa permanente de capacitação dos professores para combater a evasão", explicou Asfora para os novos alunos.

Para Juliana Mendes, de 32 anos, que mora no bairro de Cajueiro, a expectativa também está alta para as aulas do curso de design de sobrancelhas. "Através desse curso, pretendo me qualificar e depois buscar outra capacitação na área de beleza para continuar aprendendo e conseguir clientes. Será uma oportunidade para trabalhar e garantir uma fonte de renda".