Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.02.17 - 14h31

Alunos da rede municipal terão aulas de grafite com artistas do Carnaval 2017

 

Na tarde desta quinta (16), 70 adolescentes entre 10 e 12 anos da rede municipal de ensino do Recife irão participar de uma oficina de grafite com quatro dos artistas urbanos que criaram as obras que inspiraram a decoração do Carnaval do Recife 2017: Galo de Souza, Jota Zeroff, Manoel Quitério e Bozó Bacamarte. A ‘aula’ começa às 14h, no estacionamento ao lado da Prefeitura, no Bairro do Recife. A ação visa envolver parte da sociedade nas intervenções urbanas de decoração do Carnaval.

Ao longo da tarde, os adolescentes vão ser introduzidos ao grafite com uma oficina de apresentação ao Spray e a vivência com as tintas. Sob a orientação dos artistas urbanos, eles irão criar, em conjunto com seus mestres, uma área de 100 m² de tapumes em madeira.  Na obra, alunos e professores irão criar as figuras do imaginário carnavalesco como passistas, caboclinhos e o Galo da Madrugada.

Participam os estudantes do 6º ano das Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs) Professor José da Costa Porto, localizada na Ilha Joana Bezerra, Pedro Augusto, da Boa Vista, e Reitor João Alfredo, da Ilha do Leite. O sexto ano do Ensino do Ensino Fundamental é a série em que os alunos da rede municipal de ensino do Recife começam a ter aula de artes, onde aprendem a diferença entre pichação e grafite, a importância da arte de rua e do meio urbano enquanto suporte para criação artística e a relação da grafitagem com a pintura rupestre.

A Prefeitura do Recife acredita que as formas de expressão da arte urbana podem contribuir para a construção de espaços públicos vivos, pujantes e atrativos para moradores e turistas da cidade. Desde 2013 promove uma série de ações com a arte e artistas de rua com o objetivo de incluir essas expressões nas soluções urbanas na cidade (ações detalhadas na resposta da última pergunta), como o Colorindo o Recife, o Salva Arte e o Projeto Mais Vida nos Morros. Além disso, a decoração do Carnaval do Recife, maior ponto da expressão cultural da cidade, deste ano, será baseada na arte urbana, com intervenções de 5 artistas e 1 coletivo de artistas de rua.

 

Serviço:

Oficina de grafite e criação de painel coletivo

Quem - Artistas urbanos que inspiraram a decoração do Carnaval 2017 e alunos da rede pública

Quando: Quinta (16), às 14h

Onde: Prefeitura do Recife