Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.02.17 - 16h47

Equipes da rede municipal de ensino do Recife disputam torneio de robótica

Etapa regional da First Lego League (FLL) acontece nestas quinta (16) e sexta (17), no Sesi de Paulista, com participação de 48 alunos de unidades da PCR

 

Seis equipes da rede municipal de ensino do Recife disputam a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que acontece nestas quinta (16) e sexta (17), no Sesi de Paulista. Os 48 alunos das unidades de ensino da Prefeitura do Recife competirão com outros 18 times de escolas públicas e privadas de Pernambuco, Paraíba e Maranhão. Os campeões se classificarão para a fase nacional, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de março, em Taguatinga (DF), já de olho na etapa internacional, de abril a julho, nos Estados Unidos e Europa.

O FLL é considerado uma das maiores competições mundiais de robótica  e envolve jovens de 9 a 16 anos. Participam da competição estudantes das Escolas Municipais Alexandre Muniz, Almerinda Umbelino de Barros, Poeta Jonatas Braga, João XXIII e da Iputinga. Destaque também para a equipe da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, em que competirão os alunos Maria Eduarda Barbosa, Ryan Vinícius Morais e Thiago Santos (campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica) e Isaías Francisco da Silva Filho, integrante da equipe vice-campeã.

Nos dois dias do torneio, os 240 jovens envolvidos na etapa regional aqui em Pernambuco terão a oportunidade de apresentar um projeto de pesquisa e um robô. Na temática proposta, pessoas e bichos devem se aliar na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes precisam identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras para facilitar o dia a dia dos dois lados. Para cuidar de problemas de saúde de animais em extinção, por exemplo, eles precisam ser transportados para laboratórios e recebem cuidados especiais.

Além disso, os participantes serão avaliados quanto ao Design do robô, onde a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; Core Values, onde são avaliados valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo, e o Desafio do Robô, quando os robôs terão dois minutos e meio para cumprir as missões propostas.

O objetivo do FLL é desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. No Brasil, o torneio ocorre em outros dez estados, envolvendo 1.200 times e 12 mil competidores, ao mesmo tempo em que as seletivas acontecem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes.

 

Serviço:

O quê: Equipes da rede municipal de ensino do Recife disputam etapa regional de torneio de robótica

Quando: Quinta (16) e sexta (17), das 8h às 17h

Onde: Sesi de Paulista - Rua São Pedro, n° 2.800, Arthur Lundgren I, Paulista