NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.13 - 22h06

Geraldo inicia pactuação das metas prioritárias da Prefeitura do Recife

[caption id="attachment_32341" align="aligncenter" width="680"] Validação das metas começa na próxima segunda-feira e marca o início da implantação do Modelo de Gestão na PCR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Na próxima segunda-feira (18), o prefeito Geraldo Julio inicia as reuniões de pactuação das metas prioritárias da Prefeitura do Recife. As reuniões seguem durante a semana (terça, quinta e sexta), menos na quarta-feira, sendo cada dia reservado ao detalhamento de um dos sete eixos a serem discutidos e alinhados com o prefeito e seus secretários municipais.  Esse conjunto de metas passa a compor as diretrizes que nortearão os gestores municipais ao longo deste ano. A partir da validação, a equipe de monitoramento conclui a formulação do Mapa da Estratégia, uma das novas ferramentas que passam a compor o Modelo de Gestão a ser implantado. As metas estão agrupadas nos seguintes eixos: Gestão, Infraestrutura, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Cidadania e Nova Economia.

O objetivo da pactuação é dar unidade à gestão pública, buscando celeridade nos processos administrativos, equilibrando receita e despesas e ofertando, assim, a melhoria do serviço prestado à população.  Os primeiros meses deste ano foram dedicados à estruturação das ferramentas necessárias para a formulação desta primeira etapa de implantação do Modelo de Gestão.

Para a elaboração desta pauta, as secretarias contaram com uma equipe de 20 gestores de monitoramento ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/PCR). Esses profissionais, selecionados ainda no período de transição no mês de dezembro, auxiliaram no levantamento das ações que já estavam em curso e no desmembramento do Programa de Governo em ações a serem executadas. A segunda etapa do trabalho incluiu a priorização das metas por parte dos secretários municipais, levando em consideração alguns critérios pré-estabelecidos, como custo, fonte financiadora, prazo de execução e status.

Depois do alinhamento e validação das metas junto ao prefeito durante toda a semana, os gestores de monitoramento voltam às secretarias para a formulação dos planos operativos. Neles, os secretários e suas equipes terão o detalhamento das ações contendo os prazos e responsáveis para execução. Assim, a partir do plano operativo, é possível prevenir e identificar entraves nos processos de cada uma das etapas de conclusão das metas prioritárias.

A atividade desempenhada pelos gestores de monitoramento será contínua e as metas pactuadas, que a partir de abril passam a compor o Mapa da Estratégia, serão monitoradas pessoalmente pelo prefeito Geraldo Julio periodicamente em ciclos que se repetirão todos os meses.
 
Serviço:
Pactuação das Metas Prioritárias
Onde: gabinete do prefeito
Quando: de segunda, terça, quinta e sexta da próxima semana (não haverá reunião de pactuação na quarta-feira),