Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.17 - 15h55

Memorial Luiz Gonzaga abre inscrições para Oficina de Cordel

Entre os próximos dias 3 e 5 de abril, o público aprenderá sobre a história, a matriz poética, a métrica, os principais autores e temas da literatura de cordelista, importante tradição cultural nordestina. As inscrições já estão abertas

 

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Cordel, que será oferecida pelo Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Prefeitura do Recife, localizado no Pátio de São Pedro. A atividade é uma realização da Fundação de Cultura Cidade do Recife e toda a programação é gratuita.

As aulas serão realizadas de segunda a quarta, das 14h às 17h, entre os próximos dias 3 e 5 de abril. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail educativo.mlg@gmail.com ou pelo telefone 3355-3155.

Durante os três dias de programação, serão abordados o padrão, a história, a matriz poética e origem da literatura de cordel, movimento literário nordestino de maior relevância na cultura popular.

A oficina tratará ainda dos movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, do texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos, da influência do cordel na obra de Luiz Gonzaga e do cordel nos dias de hoje. E será ministrada pelo pesquisador e gestor do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar, pelo bacharel em ciências sociais Marcos Leite Diviol e pelo jornalista, músico e pesquisador da cultura nordestina Diviol Lira.

Para transformar os participantes em verdadeiros cordelistas, eles lançarão mão de variados recursos, como slides, músicas e documentários, além de aulas expositivas. O desfecho da oficina será a produção de um cordel coletivo.

 

Serviço

Oficina de Cordel

Quando: 3 a 5 de abril, das 14h às 17h

Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, nº 35

Inscrições: educativo.mlg@gmail.com ou 3355-3155