Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.19 - 11h05

Prefeitura do Recife promove final de semana de música, arte visual e dramaturgia

img_alt

Neste final de semana, haverá show de Laís de Assis no Paço do Frevo, estreia de exposição no museu Murillo La Greca, espetáculo O Boi Voador no Recife Antigo e muito mais (Foto: Irandi Souza/ArquivoPCR)

 

Recifenses e turistas que estiverem na capital pernambucana neste final de semana poderão curtir uma intensa programação preparada pela Prefeitura do Recife. Amanhã (15), o Paço do Frevo vai realizar a Hora do Frevo com Laís de Assis. Sábado (16), o Museu Murillo La Greca receberá a exposição Resistência Vaga-lume. No mesmo dia, o Olha! Recife oferece o tour Curiocidades. E no domingo o espetáculo o Boi Voador acontece no Marco Zero. Também vai ter muitas atividades ambientais no Jardim Botânico do Recife, no Econúcleo do Parque da Jaqueira e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental).

Comemorando o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, o Paço do Frevo apresenta a sua programação de março protagonizada exclusivamente por mulheres com o tema “Tempos Mulheres Virão”. Nesta sexta-feira (15), a Hora do Frevo, no Malakoff Café, vai apresentar Laís de Assis. A violeira e violonista vai mostrar o seu repertório de composições autorais, inspirado no universo do romanceiro popular nordestino. A proposta é de um passeio pelo frevo, baião, choro e outros ritmos. O show ocorrerá ao meio dia e será gratuito. Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao.

Já o museu Murillo La Greca vai iniciar a temporada de exposições 2019 neste sábado (16). A nova mostra em cartaz é um irresistível convite à resistência. Jogando luz sobre questões de gênero, relações de intimidade e materialidades, estreia a exposição Resistência Vaga-lume, que reúne fragmentos da vida de todo dia, capturados pelas lentes de 10 fotógrafos. Os trabalhos expressam diversas formas possíveis de resistência que se fazem chama acesa em tempos sombrios. Saiba mais: (81) 3355-3128. 

Também no próximo sábado o Olha! Recife oferece o tour Curiocidades, que vai proporcionar aos novos inscritos um passeio pelo bairro do Recife com a participação da eletrobike do DJ Mozão, a partir das 19h, com saída também da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br.

Fechando a programação de aniversário da cidade, o espetáculo O Boi Voador ganha o Marco Zero como cenário, no domingo, às 18h. Quem chegar ao bairro do Recife vai se deparar com vários personagens usando o figurino da época do Brasil Holandês. Para o cenário, a Avenida Rio Branco receberá uma réplica da antiga Ponte do Recife. Entrando no clima daquele tempo, o público será convidado para assistir, no Marco Zero e em seus arredores, o espetáculo O Boi Voador.

A dramatização mostrará cenas que retratam o tempo dos holandeses em terras recifenses. A peça será encenada na sacada de edifícios, como a do prédio do antigo Centro Cultural Santander e a da Caixa Cultural, também no Marco Zero e na Rio Branco. Com duração aproximada de uma hora, o ápice da apresentação será o momento do voo do boi, que sairá da Associação Comercial para uma torre armada no Marco Zero, com queima de fogos e trilha sonora. Serão 18 cenas ao total.

Na tarde do mesmo domingo, será inaugurado um parklet no espaço R.U.A. O espaço, que se localiza na Avenida Barbosa Lima, terá 16 módulos formados em blocos e dois bicicletários. A área, que já conta com um mural de quase 300 metros, vai se tornar ainda mais agradável para a convivência e desfrute da população.

Para quem quer quiser curti o verde e mexer o corpo, uma boa pedida neste final de semana é ir ao Sítio Trindade, em Casa Amarela. O projeto Zumba no Sítio acontecerá neste sábado (16), a partir das 9h30, e a professora Josy Zorak convida todo mundo para participar do aulão gratuito. Mais cedo, a partir das 5h, vai ter feirinha de orgânicos para começar o final de semana com uma alimentação saudável. No domingo (17), a partir das 16h, a lona do circo do Sítio Trindade vai ser o espaço para a realização de danças circulares. A atividade será gratuita e voltada para pessoas de quaisquer idades, mesmo aquelas sem qualquer experiência com dança. Os focalizadores, que conduzirão os participantes, são Alcidez Martins Júnior, Edneida Cavalcanti, Roseane Morais e Gustavo Albuquerque. As danças circulares promovem melhorias na coordenação motora, memória e equilíbrio, além de ajudarem no processo de interação social.

No Museu da Cidade do Recife, gerido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura do Recife da Fundação de Cultura Cidade do Recife, os visitantes vão conferir a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org. O MAMAM e a Galeria Janete Costa estarão fechados neste final de semana pois estão em fase de preparação para as futuras exposições.

MEIO AMBIENTE - A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou uma série de atividades para toda a família nos equipamentos de educação ambiental. Quem escolher visitar o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, ou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental), na Zona Sul, vai poder conferir e participar de oficinas, trilhas ecológicas, esquetes teatrais, palestras, brincadeiras, muita cultura e contato com a natureza.

Em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade, vai sediar no sábado (16), a partir das 10h30, uma palestra com o grupo Hare Krishna, abordando questões ambientais, espiritualidade e vegetarianismo, com direito a degustação e aprendizado. No período da tarde, às 16h, os arte educadores Pascoal Filizola e Adeline Silva apresentam o esquete teatral “Dom em Recife Frio com a Garça Morena”, resgatando toda imaginação da garotada e alertando sobre as mudanças climáticas.

Já no Jardim Botânico do Recife (JBR), Zona Oeste, a diversão ficará a cargo de trilhas ambientais, oficinas e contação de histórias. No sábado, às 14h, a caminhada ecológica “Caminhando e Descobrindo: folhas, texturas e solos”, será responsável por promover muito contato com o verde e experiências únicas de imersão na Mata Atlântica, logo em seguida tem estímulo à criatividade, com a atividade “O Meio que se conta: Vila Sapucaia”, que vai abordar uma história cheia de aventura e descobertas. No domingo, a agitação começa logo cedo, por meio de vivências ambientais, oficina de improviso teatral e caça palavras ecológico, às 9h, 10h e 11h respectivamente.  

Outra opção com diversão garantida na tarde do domingo (17) será o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental), na Zona Sul. O equipamento estará oferecendo dinâmicas gratuitas, abordando de forma recreativa e didática diversas questões de eixo ambiental. O visitante poderá conferir as atrações a partir das 14h até as 17h, com acesso gratuito.