NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h31

Curso de Segurança do Trabalho conscientiza o servidor dos direitos e deveres

Foram abordados conteúdos como as condições de trabalho, riscos inerentes ao trabalhador da construção civil, equipamentos de proteção coletiva (EPC), e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por Marcela Sotero

Trinta servidores municipais da Codecir, da Guarda Municipal e Supervisores de Equipes e Auxiliares de Apreensão lotados na Gerência de Apreensão (GEAP) da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), finalizaram, na manhã desta sexta-feira (15), a participação no curso Segurança do Trabalho. Promovida pela Escola de Gestão da Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, a capacitação foi realizada na sede da Dircon.

O curso, com duração de 20horas/aula, foi realizado em duas turmas, de 04 a 04/04 e de 11 a 15/04. “O principal objetivo é conscientizar os funcionários dos direitos e, principalmente, dos deveres deles. Afinal, é preciso valorizar o que lhes é fornecido pela Prefeitura e conhecerem bem as teorias e regras”, disse a coordenadora da Escola de Gestão, que organizou o curso, Sheila da Fonte.

Durante as aulas, foram abordados conteúdos como as condições de trabalho, riscos inerentes ao trabalhador da construção civil, equipamentos de proteção coletiva (EPC), e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “O mais importante é conscientizar as pessoas para a importância efetiva do EPI. Infelizmente, ainda é comum o uso indevido do EPI, que é a prevenção de acidentes. É fundamental também esclarecer que a conservação do material é de responsabilidade de cada funcionário, à PCR cabe fornecê-lo”, explicou o engenheiro e especialista em engenharia de segurança do trabalho, Félix Antonio Azevedo Gomes, que ministrou o curso.

De acordo com o gerente administrativo da GEAP, Wanderley Simplício, depois das aulas, o participante execute suas funções sabendo o motivo de cada ação. “Com esses conhecimentos, os servidores não farão a ação de forma aleatória, agora ele pode dar explicações plausíveis para a população”, justificou Simplício.

Para a agente operacional da GEAP, Débora Santos Torres, a iniciativa é interessante. “Dessa forma, passamos a ser agentes de fato, percebendo como as coisas funcionam, deixamos de executar um trabalho mecânico e damos uma assistência mais humanizada para a população”, opinou.

O próximo curso realizado na Dircon será a Eficácia na Comunicação Pessoal. As aulas serão ministradas pela psicóloga organizacional e instrutora da Escola de Gestão, Elaine Rossiter, entre os dias 25 e 29 de abril, das 8h às 12h.