NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h43

João da Costa participa de café da manhã na comunidade Mangueira da Torre

O encontro foi agendado pelos próprios moradores para agradecer ao prefeito a entrega da 1ª etapa do Habitacional Mangueira da Torre

O prefeito João da Costa participa, neste sábado (16), a partir das 9h, no bairro da Torre, de um café da manhã com as 35 famílias moradoras da 1ª etapa do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, entregue no último domingo (10). O encontro acontece no pátio externo dos quatro blocos do residencial e foi agendado pelos próprios moradores, que demonstraram o desejo de agradecer pessoalmente a entrega da obra. No último final de semana, foram repassadas as chaves de 35 das 69 unidades previstas para o novo habitacional, localizado na Rua Antônio Cordeiro, esquina com a Rua Demóstenes de Olinda, nas proximidades da Avenida Beira Rio.

As moradias foram ocupadas por famílias retiradas de áreas insalubres da própria comunidade, onde a Prefeitura do Recife, por intermédio da Autarquia Sanear, está desenvolvendo um grande projeto de urbanização e saneamento integrado beneficiando 1.256 moradores, com investimento total de R$ 5.24.684,18. Os 32 apartamentos e as três casas que compõem a 1ª etapa do Mangueira da Torre possuem 40 metros quadrados de área construída, distribuídos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro, terraço e área de serviço.

Entre os moradores que esperam o prefeito para um forte abraço está a dona de casa Maria José Pereira, de 54 anos. Ela passou a ocupar, ao lado do marido, o pedreiro Alberto Benigno Dias, de 51, o apartamento 201, do bloco 1. “Estamos muito felizes e esperamos encontrar com o prefeito João da Costa para dizer isso pessoalmente”, revelou Maria José.

Quem também espera por João da Costa no próximo sábado é a moradora Edilene Santos, de 42 anos. Casada com o churrasqueiro Marconi Marques da Silva, de 39 anos, e mãe de Gleidson, de 18 anos, e Gleice, de 14 anos, ela deixou para trás um pequeno vão de 18 metros quadrados localizado na área central da comunidade e passou a morar, desde o último domingo, no apartamento 102, do bloco 3. “É uma benção de Deus. Imagine um único vão ocupado por quatro pessoas. Era muito ruim. Agora me sinto como se morasse num palácio”, ressaltou Edilene, que nasceu e se criou na Mangueira da Torre.

OBRA - Além de um conjunto habitacional com 69 unidades, o projeto de urbanização em andamento na Mangueira da Torre compreende ainda a implantação do sistema de esgotamento sanitário, abastecimento d’água, pavimentação e drenagem de cinco ruas, quatro travessas e 16 acessos. Naquela comunidade, as ações estão sendo realizadas dentro dos padrões de saneamento integrado, o que envolve participação popular, controle social e práticas sustentáveis, através de um trabalho de educação sanitária e ambiental.

As cinco ruas beneficiadas são a Demóstenes de Olinda, Águas Belas, Augusto Severo, Antônio Rabelo e Antônio Cordeiro de Andrade, além das travessas Antônio Rabelo, 1ª e 2ª travessas Antônio Rabelo e Travessa Augusto Severo.

Desde o início da intervenção, em 2009, foi instalada no canteiro de obras, uma sala para atendimento à população local. Durante a semana, profissionais da Prefeitura do Recife realizam visitas domiciliares, promovem diagnóstico sócio-econômico e articulações intersetoriais.

A mobilização social e o fortalecimento dos canais de participação popular também incluíram a formação de comissões de acompanhamento da obra, com apoio da associação dos moradores. Na sala de atendimento social, os técnicos da Autarquia Sanear também promovem palestras, oficinas de educação sanitária e ambiental e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial do município.