NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h36

Secretaria de Saúde realiza ação sobre tuberculose na comunidade do Coque

Iniciativa envolveu mais de 40 profissionais

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu uma grande mobilização nesta sexta-feira (15), na comunidade do Coque, Ilha Joana Bezerra. O evento chamou a atenção dos moradores da área para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose. As atividades tiveram início às 9h e aconteceram no PSF Berilo Pernambucano (Rua Guapirama, 65).

Este evento é o segundo que realizamos nessa área. Neles procuramos conscientizar a população para a prevenção e tratamento da tuberculose, uma doença que tem tratamento em vários postos de saúde do Recife e que é gratuito”, disse a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose, Júlia Vilela. Durante o evento, o público teve acesso a informações a respeito dos sintomas, prevenção, formas de contágio e cura da doença. No local foi apresentada uma peça teatral inspirada no tema. Ainda houve distribuição de material informativo a respeito da enfermidade.

Cerca de 45 profissionais estiveram envolvidos na iniciativa. Entre eles, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de consultório dentário e técnicos do Distrito Sanitário I – que engloba os bairros do Centro da capital pernambucana, como Boa Vista e Coelhos. A expectativa é que mais de 100 pessoas prestigiem o evento.

A proposta da intervenção é divulgar os sinais e sintomas da tuberculose para os participantes, bem como aperfeiçoar o conhecimento do público sobre a enfermidade e estimulá-los para que procurem nossa rede caso possuam a doença ou conheçam alguém que esteja passando pelo problema”, apontou Júlia. A mobilização faz parte das ações da Prefeitura do Recife pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

Saiba mais - Tosse por mais de três semanas é sinal de tuberculose, assim como a ocorrência conjunta de febre vespertina, falta de apetite, desânimo e dor no peito. Na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para orientações e a realização do exame de escarro. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor, para que os danos aos pulmões sejam menores.

Todos os postos e policlínicas da rede municipal estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses até a cura e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.