NOTÍCIAS

| 15.04.14 - 16h53

Vigilância Sanitária interdita 6º supermercado no Recife

O Supermercado Kennedy teve 460 kg de alimentos apreendidos. No Leão, açougue e padaria vão ficar fechados por cinco dias. (Foto: Secretaria de Saúde/Cortesia)



Mais dois supermercados, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da Cidade, foram fiscalizados, nesta terça-feira (15), pela ação conjunta formada pela Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Recife, Procon, Adagro, Delegacia do Consumidor, Ministério Público e Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem). O Supermercado Kennedy, primeiro a receber a visita dos técnicos, foi interditado por cinco dias. Os fiscais apreenderam 460 kg de alimentos impróprios para o consumo. Em seguida, os agentes interditaram, também por cinco dias, o açougue e a padaria do Supermercado Leão.

No Supermercado Kennedy, os inspetores da Vigilância Sanitária encontraram mercadorias com prazo de validade vencido, alimentos mantidos em temperaturas inadequadas e ilhas polares e câmaras frias sem manutenção regular. Foram encontradas baratas nas gôndolas, e indícios da presença de ratos, no depósito, bem como veneno sendo utilizado sem controle pelos funcionários do estabelecimento. A Vigilância Sanitária condenou também a padaria do supermercado e os banheiros masculinos e femininos usados pelos funcionários.

Para a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz, as irregularidades não se limitam aos locais onde são expostas as mercadorias. “No geral, existe um total descaso dos donos de supermercados com a saúde da população. Temos feitos não só interdições e apreensões, mas estamos atentos também à saúde dos funcionários dos estabelecimentos, que, muitas vezes, enfrentam problemas de saúde pública, quando tomam água de cisternas ou dormem em alojamentos desumanos, por exemplo, que temos encontrado”.

Os técnicos da Adagro também condenaram as irregularidades do estabelecimento. “Um alimento que está em temperatura fora do normal pode causar danos e, em casos mais graves, levar à morte do consumidor, visto que há a presença de fungos e bactérias”, disse o técnico da Adagro, Aristófanes Francisco da Silva. De acordo com ele, o Supermercado Kennedy também não possui licença para manipular carne. Técnicos do Ipem concluíram que havia irregularidades no peso de vários produtos.

No Supermercado Leão, a padaria e o açougue ficarão fechados até cumprirem as exigências da Vigilância Sanitária e da Adagro. Foram apreendidos cerca de 60 kg de alimentos. Os inspetores da Vigilância Sanitária encontraram produtos em temperaturas inadequadas, alimentos descongelados e ambientes sujos. Havia presença de bactérias no bacalhau. Alguns clientes faziam compras durante a fiscalização. “Essas ações servem também de alerta para nós, consumidores, prestarmos atenção na qualidade dos produtos”, afirmou a socióloga Maria Alice Gouveia.

De acordo com o diretor do Procon Pernambuco, José Rangel, as fiscalizações vão continuar. “Diante de tanta desorganização e desrespeito ao consumidor, que temos encontrado, vamos ter que tomar uma decisão mais séria e fazer com o que o consumidor seja respeitado naquilo que ele tem mais sagrado, que é a saúde dele e da família dele”, declarou Rangel.