Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 15.04.19 - 17h58

Alunos de ação de vulnerabilidade recebem certificado do Programa Integra Recife

A oportunidade para 54 pessoas foi oferecida pela PCR em parceria com o Senai

Cinquenta e quatro pessoas que entraram Programa Integra Recife, responsável pela inserção social de ex usuário de drogas, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) da capital, não escondiam o orgulho de receber o certificado pela conclusão do Curso Gestão de Pessoas e Gestão Integradas. A solenidade foi realizada na última semana, na Paróquia Cristo Redentor, localizada no Jordão. A maioria dos participantes estava em situação de vulnerabilidade pelo uso de drogas.

“A oportunidade oferecida pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Senai e a Paróquia Cristo Redentor, teve a proposta de ajudar essas pessoas a mudar sua realidade”, considerou a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), Ana Rita Suassuna. Lá também estavam a secretária Executiva de Políticas sobre Drogas, Ana Paula Marques, o padre da Paróquia Cristo Redentor, Edicarlos Alves da Conceição e da Primeira Dama do Recife, Cristina Mello.

O Padre Edicarlos Alves da Conceição falou sobre a importância em poder receber ações como essas no bairro e como são necessárias para que haja uma quebra de estigmas sobre o território. “O Bairro do Ibura e do Jordão conhecidos como locais pobres e as vezes violentos e hoje presenciamos uma iniciativa histórica para a vida desse bairro”, disse emocionado o Padre.  “Acabamos de presenciar um momento emocionante, onde os olhos e o coração desses jovens vibram, pela conquista de receberem esse certificado que é uma perspectiva para abrir portas”, completou.

A secretária Ana Rita Suassuna destacou a importância da parceria com o Senai e a Igreja. “A nossa gestão tem se preocupado em estabelecer essas parcerias para fortalecer ações para a população recifense. Acreditamos que sozinhos não podemos fazer nada e ao juntarmos força, abrimos o horizonte, construímos novos valores, a exemplo dessa oportunidade com qualificação desses jovens”, afirmou. “Esse é um dos caminhos para criar uma cidade mais justa e igualitária para todos”, salientou.

Maria de Fátima de Souza, 44 anos, residente do Jordão, fez os cursos de Gestão de Pessoas e Gestão Integrada. “Eu já participei de outros cursos pela Prefeitura do Recife e esses foram muito gratificantes, melhoraram minha autoestima e, além disso, sou comerciante então vai ser muito válido para minha vida”, disse.

O assessor Samuel Trindade representou a vereadora Michelle Collins. Também estavam presentes na solenidade de formatura a coordenadora pedagógica do Senai, Alice Paula Colaço, o secretário Executivo do Governo, Gabriel Leitão, o professor Sivaldo Souza da Escola Teológica do Recife e Celivaldo Lira, diretor do Instituto de Fomento à Música Católica - Infomuc.

Projeto - No total, o Programa Integra Recife já impactou mais de 7 mil recifenses por meio de cursos, inserção social, atendimentos e encaminhamentos, desde maio 2017. Em 2018, foram ofertadas 575 vagas, e em 2017 mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD).