Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 15.04.19 - 10h21

CTTU implanta faixa reversível na Avenida Beira Rio

A ação será iniciada na nesta terça-feira (16). Faixa reversível funcionará das 15h às 20h apenas em dias úteis

 

A Zona Oeste da cidade vai ser beneficiada com mais uma ação de mobilidade a partir da próxima terça-feira (16), trata-se de uma faixa reversível na Avenida Beira Rio, na Madalena. A ação é da Prefeitura do Recife, por meio Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O objetivo da intervenção é aumentar a capacidade da via, atendendo a maior demanda de fluxo de veículos que varia de acordo com o horário, além de dar mais segurança viária aos pedestres e condutores.

Para viabilizar a ação, as três faixas de rolamento existentes entre as ruas José Osório e Clóvis Beviláqua serão redistribuídas. Com o ajuste na sinalização, a faixa central, que tem o funcionamento padrão em direção à Ponte da Capunga, torna-se uma faixa reversível. Dessa forma, apenas nos dias úteis e das 15h às 20h, a circulação da faixa central funciona em direção à Ponte da Torre.

A faixa reversível será implantada com o auxílio de cones e balizadores de trânsito para garantir a segurança da operação. Além disso, a via receberá nova sinalização vertical e horizontal com placas educativas e regulamentares. Para auxiliar condutores e pedestres, um efetivo permanente de 10 agentes e orientadores de trânsito dará apoio à ação.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a medida é fruto de estudos que apontaram a necessidade. “Na localidade, existe um estreitamento natural da calha viária e foi verificada a necessidade de viabilizar um melhor aproveitamento do espaço disponível. Com a criação de uma faixa de rolamento reversível, que irá funcionar em sentidos alternados de acordo com a necessidade de cada horário, o trecho ganha mais fluidez", disse.

Com o intuito de informar a população sobre o funcionamento da faixa reversível, materiais informativos estão sendo distribuídos desde a manhã desta segunda-feira (15) e seguem até a quarta-feira (17). Após esse período, além do efetivo fixo, agentes de trânsito permanecerão no local para reforçar a orientação de pedestres e condutores durante as primeiras semanas do funcionamento da operação.

FAIXA REVERSÍVEL - Durante esta gestão, Recife já teve duas outras experiências com faixas reversíveis, que são as pontes do Limoeiro e Princesa Isabel, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito para o público do bairro do Recife durante os horários de pico. As implantações de faixas reversíveis nessas localidades fazem parte de um conjunto de ações da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade.