NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.11 - 14h56

Prefeitura do Recife implanta nova linha de Transporte Complementar

O serviço atenderá diariamente as comunidades de Alto Jardim Progresso e Alto Doutor Caeté

A partir desta segunda-feira (16), mais duas comunidades do Recife passam a ser beneficiadas pelo Serviço de Transporte Complementar de Passageiro – STCP. A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), amplia o serviço, com a inclusão da nova linha, de número 102, “Alto Jardim Progresso/Alto Doutor Caeté”. A linha é do tipo alimentadora, ou seja, vai transportar gratuitamente a população que mora em áreas de difícil acesso até os terminais ou pontos de ônibus próximos.

O transporte percorrerá um trajeto de 4,3 km (ida e volta) e atenderá as localidades de Alto Jardim Progresso e Alto Doutor Caeté, no bairro de Nova Descoberta. O serviço será operado com três veículos, que farão, nos dias úteis, um total de 93 viagens. A primeira viagem será às 5h15 e a última às 23h. No horário de pico, o intervalo entre os veículos será de até 10 minutos, já nos demais períodos do dia, o tempo de espera será de até 20 minutos. No sábado, o serviço será feito por dois veículos e domingo será atendido por um. Nestes dias, o intervalo máximo será de 30 minutos.

O trajeto da nova linha atenderá as ruas Carlos Maringhella; Luiza Costa Melo; Alto Jardim Progresso; Copa 70; Sobral Pinto; Alto Doutor Caeté; Damolândia. A Rua Carlos Meringhella será o terminal e ponto de retorno, de onde os usuários poderão pegar os ônibus da linha “Alto do Burity/Macaxeira”. “Estamos atendendo uma demanda da população da área que necessitava se deslocar com maior conforto até o ponto de ônibus da linha do sistema regular de transporte”, explica a diretora de Transporte da CTTU, Bárbara Estolano.

Com o acréscimo, o STCP/Recife agora dispõe de 17 linhas alimentadoras. Além delas, o sistema oferta sete linhas interbairros, que fazem o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Nesse caso, o valor da passagem é o mesmo do anel “A” da rede de ônibus, que atualmente é R$ 2,00. No portal da Prefeitura, o cidadão pode obter mais informações de como funciona o serviço e os itinerários de todas as linhas.