NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.11 - 18h00

Prefeitura do Recife oferece cidadania aos abrigados das últimas chuvas

Infraestrutura une equipe municipal e voluntários

Por Marcos da Silva

Nos abrigos disponibilizados pela Prefeitura do Recife às vítimas das últimas chuvas, os desalojados encontram acolhimento, fazem três refeições por dia e recebem material de limpeza e higiene pessoal, enviados pelo Instituto de Assistência Social (Iasc). Roupas, calçados e bolsas, em bom estado de uso, são doados pela comunidade. Depois de separados, os itens são entregues para uso. O lanche, entre as refeições, nas sete escolas da Rede Municipal de Ensino, que por hora servem de lar, vem da merenda escolar. Há uma farmácia básica para o atendimento emergencial e a visita regular de um médico que encaminha os casos mais complexos às unidades de saúde. Para ninguém passar aperto, banheiros químicos completam os existentes nos prédios.   

Acomodados nas dez salas de aula existentes na Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela, estão 120 pessoas, que compõem 37 famílias, das vilas da Esperança e Nossa Senhora da Conceição. Para diminuir o desconforto de não poderem estar em casa com suas famílias, as crianças e adolescentes participam de programas como o Mais Educação e o Escola Aberta, que oferecem atividades esportivas e culturais à população escolar.  

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, na Várzea – onde estão 222 pessoas, de  39 famílias - as doações de roupas chegam a todo instante, inclusive aos domingos. Dois auxiliares do Iasc estão de plantão, nos três turnos. Além de voluntários do Colégio Mazzarello, que brincam e servem o almoço no refeitório do prédio; da Paróquia de Jardim São Paulo, que ficam responsáveis pela janta; da Pastoral da Criança, que prestam assistência às gestantes e crianças de 0 a 6 anos, identificando os casos de diarréia e desidratação. Oficinas de percussão e exibição de filmes infantis também acontecem por lá.

“Nosso Centro já tem a capacidade de alojar as pessoas da Igreja. Temos dez quartos, o salão de encontros, a capela e quatro salas que se transformaram em quartos. A Prefeitura envia três refeições por dia. Há ainda doações da comunidade e de parceiros como a Secretaria de Educação do Estado complementam o lanche entre as refeições. No entanto, as doações de brinquedos, ainda são poucas”, diz a coordenadora do Centro Arquidiocesano da Pastoral, Dulce Queiroga Maciel.   

Abrigos - Através do Iasc, a Secretária de Assistência Social mantém oito abrigos para os desalojados do Recife. São eles: escolas Maciel Pinheiro e Cristo Rei, na Torre; Diná de Oliveira, na Iputinga; Nilo Pereira, em Casa Amarela; Cacique Chicão Xucuru, na Mangabeira; Creche Casinha Azul, na Iputinga e Arquidiocese de Olinda e Recife, na Várzea.