NOTÍCIAS

| 15.05.11 - 17h57

Prefeitura do Recife oferece programação especial na Semana de Museus

Durante o circuito, equipamentos culturais do Pátio de São Pedro realizam visitas guiadas, ações educativas, exibições de vídeos, palestras e shows

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece a partir deste domingo (15) até 22 de maio com o tema “Museu e Memória”.  Os equipamentos culturais instalados no casario histórico do Pátio de São Pedro participam do circuito de forma integrada. Com o título “Tire a Poeira da Memória”, o roteiro conta com sete espaços mantidos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife: Museu de Arte Popular (MAP), Mamam no Pátio, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Centro de Design do Recife e Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) e do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (NCAB). A abertura do circuito neste domingo (15), a partir das 16h, conta com shows do músico Juliano Holanda em projeto solo e da banda Academia da Berlinda, além de apresentação do Grupo Perna de Pinto Perna de Pato para o público infantil. 

O roteiro oferece aos visitantes a possibilidade de celebrar a memória e o patrimônio cultural, através de visitas guiadas, ações educativas, oficina de fotografia, exibição de vídeos, palestras e shows. De 16 a 20 de maio, os espaços funcionam das 9h às 17h. Nos domingos (dias 15 e 22), os equipamentos abrem especialmente para a Semana dos Museus, das 14h às 19h. Confira a programação completa abaixo. 

A iniciativa tem como objetivo atrair recifenses e turistas para conhecer e visitar os espaços que formam um verdadeiro complexo histórico-cultural, localizado no coração do Bairro de São José. A entrada nos espaços e as atividades são gratuitas. “A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países. É um de âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nós decidimos ampliar a comemoração e vamos abrir os espaços do Pátio de São Pedro em dois domingos de forma experimental, contando com uma programação musical”, explica Carmem Piquet, gerente Operacional de Museus da Fundação de Cultura. 

A programação permeia universos simbólicos e épocas distintas. Assim, o visitante pode refletir sobre a memória através de oficina de fotografia no Memorial Luiz Gonzaga, conhecer o elo histórico entre a literatura de cordel nordestina e portuguesa em exposição do Museu de Arte Popular, relembrar produtos antigos garimpados pelo Centro de Design. “Nós fizemos uma pesquisa de produtos comercializados antigamente aqui no Pátio e no seu entorno. Através deles, vamos trazer esta memória do comércio”, conta Adeildo Leite, do Centro de Design. 

Já o Memorial Chico Science irá exibir pela primeira vez clipes e programas de TV que registraram a música de Chico Science e Nação Zumbi, cedidos especialmente para o espaço pelo canal MTV. No Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, símbolos dos orixás femininos são apresentados a partir desta sexta (13) na mostra “Yabas, mulheres guerreiras do Panteão Africano”, da artista plástica Mãe Nete, do terreiro Ilê Asé Osum Agemum Ya Lemim. O encerramento do circuito acontece no dia 22, animado pelos shows do Coco Raízes de Arcoverde e do grupo argentino intitulado Finlândia, com repertório de músicas latinas.

Semana de Museus no Pátio de São Pedro: “Tire a poeira da memória”
Informações: 3355-3311 | 3355-3310
Abertura: 15 de maio (domingo), a partir das 16h 
Apresentação infantil: Grupo Perna de Pinto Perna de Pato 
Shows: Juliano Holanda e Academia da Berlinda
Encerramento: 22 de maio, a partir das 16h  
Apresentação infantil: Grupo Perna de Pinto Perna de Pato 
Shows: Finlândia (Argentina) e Coco Raízes de Arcoverde
Visitação dos espaços: De 16 a 20 de maio, das 9h às 17h. 
Dias 15 e 22, das 14h às 19h

PROGRAMAÇÃO


CENTRO DE DESIGN DO RECIFE – Casa 10
Informações: 3355-3147 | 3355-3148 
Exposição “Coisas do tempo...”
A mostra apresenta um pouco da memória do Pátio de São Pedro através dos produtos comercializados em seu entorno, alguns deles criados por “designers populares” que não têm uma instrução formal, mas expressam inventividade enaltecendo traços da cultura nordestina através de cores, formas e conceitos. Ações educativas irão proporcionar vivências e questionamentos sobre design, arte e artesanato, resgatando a memória dos produtos e suas funcionalidades e durabilidades.

Exposição Tipografia vernacular: Do analógico ao digital
A mostra, que tem Fátima Finizola e Damião Santana como curadores, pretende apresentar a diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos e as experiências visuais e informacionais que ela proporciona, tratando desde os letreiramentos populares até a produção tipográfica digital brasileira recente que busca referências no universo da letra popular.

MEMORIAL LUIZ GONZAGA – Casa 35
Informações: 3355-3154 | 3355-3155
Oficina: Fotografando a Memória, com a fotógrafa Kaká Morais 
De 16 a 18 de maio, das 14h às 17h, no Memorial Luiz Gonzaga
Palestra: Da memória do indivíduo ao museu do coletivo, com Moysés Siqueira, mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.
Dia 19 de maio, das 19h às 21h, no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife).
Visita guiada: Mediação com música e declamação de poesia 
Dias 15, 19 e 22 de maio, das 9h às 17h, no Memorial Luiz Gonzaga

MUSEU DE ARTE POPULAR (MAP) – Casa 49
Informações: 3355-4720 | 3355-3110
Mostra “Teia de Cordéis”
Romances, personagens históricos, operetas, manuais, autos, hinos, elegias, canções, sátiras e muitos outros elementos invadem o Museu de Arte Popular através de um passeio pela coleção de cordéis portugueses do pesquisador Arnaldo Saraiva. Durante a semana, a exposição conta com visitação com mediações especiais, envolvendo encenações, performances de dança e contação de histórias. 
Formação de Professores e estudantes de Pedagogia e História 
As possibilidades do museu como espaço pedagógico
18 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17 h (2 turmas)
Lançamento da série Diálogos... 2011
Bate-papo sobre a representação do feminino na literatura de cordel, com Ângela Grilo, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), doutora em história pela universidade de Sorbone.
19 de maio

MEMORIAL CHICO SCIENCE – Casa 21
Informações: 3355-3158 | 3355-3159
Memória de Malungo, exibição de vídeos do acervo MTV Brasil (1993 -1997)
O Memorial Chico Science durante a Semana de Museus exibirá pela primeira vez o acervo de vídeos de Chico Science & Nação Zumbi produzido pela MTV Brasil. O acervo doado gentilmente pela emissora registra o período de 1993 a 1997, quando Chico, os malungos e o Manguebeat conquistaram o país. Serão exibidos clipes, participações em programas e shows.

CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CFAV) – Casa 11
Informações: 3355-3152 | 3355-3153 
Oficina: Tecnomanias - Usos digitais e equipamentos analógicos, com Lia Letícia (Porto Alegre/RS)
De 16 a 27 de maio, das 14h às 17h (carga horária 30h/a)
Inscrições gratuitas: até 12 de maio (Enviar currículo e carta de intenção para cfav.recife@gmail.com)
Em momento de abundância tecnológica, quando muitos têm acesso a equipamentos de alta complexidade, que se tornam rapidamente obsoletos, a oficina Tecnomanias propõe novos usos e interações nas áreas analógica e digital. Dividida em exercícios práticos-experimentais e aulas expositivas, a oficina apresentará ferramentas de trabalho no campo de arte e tecnologia, incentivando projetos coletivos, mas também trabalhos em que o aluno possa amadurecer uma poética individual. 

MAMAM NO PÁTIO – Casa 17
Informações: 3232.2844 | 3232.2857
Espaço anexo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, funciona como um espaço de experimentação e reflexão crítica das artes visuais. Atualmente, abriga a exposição “Deus, Messi, almoço interminável (não necessariamente nessa ordem)”, coletânea de histórias em quadrinhos e vídeos desenvolvidos pelo artista Rafael Campos Rocha (São Paulo). Os quadrinhos, principal ocupação do artista (que trabalha como cartunista e ilustrador do jornal Folha de São Paulo) tem como o personagem Deus, essa gostosa. A divindade máxima, como o nome sugere, é uma mulher negra de hábitos sexuais plurais e abertos, que tem uma quedinha pela cerveja, pelo punk rock feminino dos anos 80 e pela jogatina sem fins lucrativos.

NÚCLEO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA (NCAB) - Casa 34 
Informações: 3355-3100
Mostra “Yabas, mulheres guerreiras do Panteão Africano”, da artista plástica Mãe Nete, do Ilê Asé Osum Agemum Ya Lemim
Exposição de paramentas e símbolos dos orixás femininos em homenagem as mães e mulheres guerreiras na Promoção pela Igualdade Racial, mostrando quais as cores, elementos da natureza e saudação de cada divindade.
Abertura: Dia 13, às 18h, com coquetel afro e apresentação do Maracatu Porto Rico