NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.11 - 17h54

Prefeitura inicia fechamento do vão central do viaduto Capitão Temudo

A Prefeitura do Recife inicia, a partir da próxima segunda-feira (16), a etapa final da obra de duplicação do viaduto Capitão Temudo. Durante a ação, que durará três dias, serão colocadas as seis vigas metálicas que passarão sobre os trilhos do metrô e completarão o trabalho de ampliação das pistas. As vigas possuem 30 metros de comprimento e pesam cerca de 12 toneladas cada uma. O Viaduto Capitão Temudo, situado entre os bairros do Cabanga e Ilha Joana Bezerra, e com cerca de 950m de comprimento, terá sua largura ampliada dos atuais 14m, para 28m de largura. 

Por conta da instalação dessas estruturas, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá interditar o acesso ao viaduto, entre os dias 16 e 19, sempre a partir das 23h às 5h da manhã do dia seguinte. Os bloqueios serão realizados na região com a presença de viaturas e agentes de trânsito, que vão orientar os condutores sobre os desvios necessários, além da colocação de prismas de concreto de 500kg. 

Na segunda-feira (16), o fechamento acontece no sentido Boa Viagem/Olinda. O bloqueio acontecerá no Cabanga, em frente ao Iate Clube, e os veículos que estiverem vindo do Pina serão desviados pelo Cais José Estelita. Também será interditada a alça que dá acesso ao viaduto para os carros que chegam pelo Cais José Estelita, na intersecção da Rua Saturnino de Brito. Para que esses serviços possam ser concluídos o METROREC, desligará o seu sistema durante a operação. 

Os condutores que estiverem transitando no sentido Boa Viagem/ Olinda, no período das 23h do dia 16 as 05h horas do dia 17, devem seguir obrigatoriamente pelo Cais José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Av. Sul, Ponte Giratória, Av. Alfredo Lisboa, Ponte do Limoeiro, Av. Gov Artur Lima Cavalcanti e Av. Cruz Cabugá – destino Olinda. Para aqueles necessitam retornar à Av. Gov. Agamenon Magalhães neste horário, a CTTU recomenda aos motoristas a optaram pelo trajeto Cais José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Av. Sul, gira a esquerda na Av. Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua João Lira – passa em frente a Biblioteca Pública do Estado, segue pela Av. Visconde de Suassuna, Rua Monte Castelo, Av. Montevidéu, retornando para a Av. Agamenon Magalhães, no Parque Amorim. 

Na terça-feira (17), a partir das 23h, a interdição será no sentido Olinda/Boa Viagem. Serão montados dois pontos de bloqueios, um no cruzamento com a Rua Paissandu e o outro na subida do Viaduto Capitão Temudo bem em frente à Academia da Cidade do Coque. Para esta etapa, a CTTU, recomenda aos motoristas que necessitam circular no sentido Olinda/Boa Viagem a utilizarem o Cais José Estelita, e seguir para o Bairro da Boa Viagem pela Ponte Paulo Guerra. Outra opção para quem se encontra nas imediações do bairro da Boa Vista, Ilha do Retiro, Ilha do Leite, e utilizar a Rua do Paissandu, Rua Sport Clube do Recife, Av. Abdias de Carvalho, girar a esquerda na Rua Cosme Viana, em Afogados e seguir em direção ao bairro da Boa Viagem pela Av. Mascarenhas de Moraes. 

Já para os condutores que estiverem no bairro da Joana Bezerra, a opção será seguir pela Ponte Gregório Bezerra, Av. Beira Rio, Túnel Chico Science seguindo com destino a Afogados. Também o motorista poderá sair pela Av. Central, passa sob o Pontilhão do metrô acessando a Rua Imperial com destino a Afogados e ou acessando a Av. Sul onde poderá seguir para o bairro de Boa Viagem pelo Cais José Estelita. 

Outra interdição ocorrerá na madrugada da quarta-feira (18) para a quinta-feira (19). Das 23h do dia 18 às 05h do dia 19, haverá bloqueios parciais nos dois sentidos do viaduto. Será interditada uma faixa de circulação no sentido Boa Viagem/Olinda e outra faixa de circulação no sentido Olinda/Boa Viagem. Esta etapa servirá para o trabalho de possíveis ajustes finais da operação. 

O gerente de Operações de Trânsito da CTTU, Wagner Rodrigues, recomenda aos motoristas que necessitarem circular neste trecho do Viaduto Capitão Temudo nesse dia, nos dois sentidos, que redobrem a atenção em virtude das interdições parciais. “As rotas alternativas divulgadas são as melhores opções para evitar a circulação na área. Vale salientar que no dia o Viaduto Capitão Temudo estará operando em 50% de sua capacidade viária - com menos uma faixa de circulação em cada lado, portanto poderá ocorrer eventuais retenções, mesmo tratando-se do período noturno”, destaca. 

Para o técnico da Companhia, a recomendação mais importante aos condutores durante esse período dos trabalhos é que traçar as rotas de circulação antes de sair da sua origem, e evitar a principal ligação ao bairro da Boa Viagem – O Viaduto Capitão Temudo.