NOTÍCIAS

| 15.05.12 - 18h38

Prefeitura do Recife oferece mais postos temporários de vacinação contra a gripe

Um dos pontos está em funcionamento no edifício-sede da Administração Municipal

Por Clarissa Macau

Idosos, gestantes, profissionais de categorias específicas da saúde e crianças entre seis e 24 meses de vida podem aproveitar para se vacinar contra a gripe nos postos temporários que a Prefeitura do Recife disponibilizará até a próxima quinta-feira (17), sempre das 9h às 16h, em áreas do Centro da cidade. Um desses pontos foi instalado na sede do edifício-sede da Administração Municipal, no Bairro do Recife.

O aposentado José Oliveira, 74 anos, segurando sua bengala de madeira esculpida, chegou com passos vagarosos para se imunizar no hall do Palácio Antônio Farias. “Essa vacina é um direito e um dever que o cidadão idoso tem. Eu vim cuidar da minha saúde, não quero ficar gripado nem passar o vírus para ninguém”, disse sem hesitação.

Gilson Gonçalves, 64, que trabalha no departamento de Licitações da PCR, foi outro que aproveitou a oportunidade para receber a dose. “O atendimento à sociedade é prioritário. Na melhor idade a gente tem que se proteger, ficar mais forte e evitar doenças”, comentou.         

Além do hall da Prefeitura do Recife, foram disponibilizados pontos temporários nas unidades do Sesc Santo Amaro e Santa Rita e no Hospital de Câncer de Pernambuco – todos locais com grande circulação de pessoas. De segunda a sexta, até o dia 25 de maio, a imunização continua disponível normalmente nas unidades da rede municipal de saúde.

No Recife, o público alvo é formado por aproximadamente 249,5 mil indivíduos. A meta do Governo Federal é contemplar pelo menos 80% desse universo, o equivalente a cerca de 200 mil pessoas. Desde 5 de maio, quando a mobilização nacional teve início, mais de 65,3 mil doses já foram administradas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina fornecida este ano protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, incluindo o da Gripe A (H1N1). O produto não deverá ser aplicado em pessoas com gripe e febre, alérgicas à proteína do ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave a ele em anos anteriores.

Serviço
O que: postos temporários de vacinação contra a gripe
Quando: até a próxima quinta-feira (17), das 9h às 16h

*Prefeitura do Recife: Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife
*Sesc Santo Amaro: Rua do Pombal, s/n, Santo Amaro
*Sesc Santa Rita: Rua Cais de Santa Rita, 156, São José
* Hospital de Câncer de Pernambuco: Avenida Cruz Cabugá, 1597, Santo Amaro