NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.12 - 11h58

Prefeitura promove Fórum de Gênero do Recife na Unicap

A Prefeitura do Recife inicia, nesta terça-feira (15), às 18h, o ciclo anual de palestras do Fórum de Gênero do Recife, no Auditório J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Rua da Soledade. Dividido em quatro grandes encontros, o evento é coordenado pela Secretaria Especial da Mulher do Recife e o Comitê Gestor de Gênero da Unicap, em parceria com o Conselho Municipal da Mulher e o Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo.

O fórum será aberto pela Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira, e o pró-reitor comunitário da Unicap, Pe. Lúcio Flávio. Logo após, haverá uma palestra seguida de debates com o tema “Desigualdade de Raça e Gênero: Diagnóstico socioeconômico e educacional das mulheres negras na Cidade do Recife”. O assunto será abordado pela gerente do grupo de trabalho étnico-racial da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Fátima Oliveira. Na ocasião será divulgada uma pesquisa do Dieese sobre o mercado de trabalho da mulher na capital pernambucana.

Diferente de outras edições, neste ano, os debates ocorrerão na Unicap, com o público inscrito no site da prefeitura ou na secretaria da Mulher. Já as palestras, oficinas e vídeos acontecerão nas seis Regiões Políticas-Administrativas (RPA’s). “O objetivo é fortalecer a discussão de gênero no meio acadêmico e compartilhar o saber e as experiências das mulheres para sua valorização, a promoção de seus direitos e o reconhecimento de que elas nasceram e ainda vivem num contexto de desigualdade”, disse a secretária da Mulher, Rejane Pereira.

Calendário - Nos encontros do Fórum de Gênero do Recife haverá palestras e debates, exibições de vídeos e oficinas, que acontecerão nos dias seis de junho, 13 de setembro e 29 de novembro. Ao todo são oferecidas 350 vagas aos participantes. Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas pelo site da prefeitura ou diretamente na pasta Especial da Mulher, no 8º andar do Edifício-sede da Prefeitura do Recife. Quem tiver 75% de frequência receberá certificados de participação no encerramento do fórum.

As palestras são abertas à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos dos cursos de História, Direito, Serviço Social, e Letras, além das mulheres dos Fóruns do OP, do Conselho Municipal da Mulher e das pessoas ligadas a instituições da sociedade civil organizada, gestoras e dos movimentos sociais.

Programação:

15 de maio – das 18h às 21h
Desigualdade de Raça e Gênero: Diagnóstico socioeconômico e educacional das mulheres negras na cidade do Recife.
06 de junho - das 18h às 21h
Tráfico de mulheres, desenvolvimento econômico e a Copa do Mundo
13 de setembro – das 18h às 21h
O olhar acadêmico para o curso de economia doméstica
29 de novembro – das 18h às 21h
Violência urbana e a vulnerabilidade das mulheres nas periferias