NOTÍCIAS

Defesa Civil | 15.05.15 - 10h49

1º Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas será realizado na terça-feira (19)

Atividade vai simular um incêndio nas dependências da Escola Municipal Santa Maria, das 10h às 11h

 

A Prefeitura do Recife promove o 1º Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas, na terça-feira (19/05), das 10h às 11h, na Escola Municipal Santa Maria (Rua Acaiaca, nº 70, Alto José do Pinho). A atividade será realizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) e contará com o apoio de órgãos parceiros como Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Samu, Guarda Municipal, CTTU, Centro Social Dom João Costa, entre outros.

Na ocasião, será simulado um incêndio nas dependências da Escola Municipal Santa Maria. A Sedec definiu rotas de fuga para que seja realizada a evacuação dos cerca de 300 alunos de até 12 anos, que serão encaminhados para um abrigo provisório. Durante a atividade, também haverá simulação do resgate de uma vítima por inalação de fumaça com atendimento médico. Ao longo das últimas semanas, as equipes técnicas da Sedec fizeram um trabalho intenso junto a professores, alunos e moradores do bairro para informar todos os detalhes relacionados aos procedimentos da atividade, de forma a evitar qualquer pânico  

De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, os Simulados de Preparação para Desastres nas Escolas se caracterizam como exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas para avaliar, em tempo real, o processo de remoção da comunidade escolar de áreas com risco de desastres. “Os objetivos dessa atividade são preparar a comunidade escolar para desastres, a partir do estabelecimento de um cenário de risco; sensibilizar a sociedade civil residente em área de risco sobre a importância de medidas preventivas para a redução de desastres; e consolidar procedimentos e conteúdos para atuação da comunidade e os órgãos envolvidos, em tempo hábil e de forma adequada, no momento de situação adversa”, explicou.

 

Serviço:

 

O quê: I Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas

Quando: Nesta terça-feira (19/05), das 10h às 11h

Onde: Escola Municipal Santa Maria (Rua Acaiaca, nº 70, Alto José do Pinho)

 

Programação:

10h – Cena 1: Início do incêndio

10h15 – Cena 2: Resgate da vítima de incêndio por inalação de fumaça (SAMU)

10h30 – Cena 3: Evacuação dos alunos das salas de aula para o auditório da ONG Centro Social Dom João Costa 

10h40 – Fala de fechamento e logo após a apresentação da peça de teatro sobre o lixo

11h – Encerramento do Simulado e retorno dos alunos para as salas de aula