Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.05.18 - 15h03

Recife lembra neste mês a luta antimanicomial

Rede Psicossocial da PCR preparou programação em comemoração ao dia nacional do movimento

 

Nesta sexta-feira (18), comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Secretaria de Saúde do Recife, através da Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Distritos Sanitários e CAPS da Rede Psicossocial, realiza, desde a semana passada, ações na intenção de chamar a atenção das pessoas e sensibilizar os profissionais sobre a importância de se lembrar a data durante este mês alusivo ao movimento. O principal ato será uma caminhada que sairá da Praça do Derby, às 14h, em parceria com a rede estadual. 

A luta contra as internações manicomiais no Brasil vem de muitas décadas, acompanhando o mesmo movimento no resto do mundo. No País, o marco foi a entrada em vigor da lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, conhecida como lei Antimanicomial. Baseada na dignidade humana e na liberdade como regra no atendimento, preferencialmente em meio aberto, a assistência em saúde mental passou a ter como foco principal a reinserção do paciente na sociedade. A internação, antes uma regra, passou a ser considerada uma exceção. Nesse processo, atua a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na qual funcionam os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Rede Psicossocial da Prefeitura do Recife é composta por 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dos quais seis funcionam 24h. Ao todo, são 44 leitos disponíveis para moradores do Recife.

 

 

Principais atividades:

 

16/05 (9h)

Atividade: Cine debate com o filme “O Touro Ferdinando”. Local: Museu do Homem do Nordeste, na Avenida Dezessete de Agosto, 2.187, em Casa Forte.

 

16/05 (8h às 11h30)

 

Atividade: “Festival Prata da Casa - Prêmio Dona Ivone Lara”. Show de talentos com categoria para música, fotografia, pintura, artes manuais, objetos decorativos e dança. Local: Upinha Dom Hélder Câmara, na Rua Grijalva Costa, Brejo de Beberibe.

 

17/05 (7h30 às 12h)

Atividade: Ações de saúde: roda de conversa com os usuários da Academia da Cidade; panfletagem com orientações sobre os CAPS do município, a RAPS e a Luta Antimanicomial; aferição de pressão arterial e testagem para glicose, Teatro do Projeto Fábrica, aula de Tai Chi Chuan. Local: Praça da Avenida do Forte, próximo à USF Joaquim Cavalcanti.

 

17/05 (13h30)

Atividade: Oficina “A Política de Saúde Mental com foco na Portaria 3.588/17- Pensando Estratégias de Enfretamento”. Local: Conselho Municipal de Saúde de Recife, na Rua dos Palmares, 239, em Santo Amaro.

 

18/05 (14h)

Atividade: Caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Local: Concentração na Praça do Derby.

 

29/05 (8h às 12h)

Atividade: Ações de saúde e de conscientização sobre a luta por uma sociedade sem manicômios. Haverá aulão da Academia da Cidade, aferição de pressão arterial, teste de glicose, distribuição de preservativos masculino e feminino, distribuição de panfletos sobre saúde mental e posto volante de vacinação contra o Influenza (para o grupo prioritário). Local: No polo Academia da Cidade do Parque 13 de Maio, na Boa Vista.