Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 15.05.20 - 16h09

Prefeitura do Recife entrega alojamento para profissionais de saúde

img_alt

O local será destinado a profissionais da linha de frente da pandemia que moram com familiar pertencente a grupo de risco e precisam se manter afastados para evitar contaminações (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em mais uma ação pioneira no País, a Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (15), um alojamento para profissionais da rede municipal de saúde que atuam na linha de frente da pandemia e moram com familiares pertencentes a grupo de risco da covid-19, precisando se manter afastados para evitar possíveis contaminações. O Alojamento Provisório Recife foi montado dentro de um prédio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em Santo Amaro.

Com a necessidade do isolamento social e o recesso das aulas, o espaço foi adaptada para acolher os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife que atuam nas unidades de saúde voltadas ao tratamento dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 e estará à disposição deles até o fim da pandemia. O alojamento terá 30 leitos, além de leitos de isolamento para os profissionais que posteriormente apresentarem sintomas de covid-19.

“Os profissionais de saúde estão na ponta, cuidando de todos nós recifenses. Nesta fase de isolamento rígido, esse alojamento assegura que eles possam continuar o trabalho essencial que estão fazendo, com a tranquilidade de saber que seus entes queridos estão protegidos”, destacou Bernardo D’Almeida, secretário de Educação do Recife.

O espaço contará com banheiros, sala de convivência com televisão, refeitório, mini-copa, internet, área de lavanderia, vigilância 24 horas e auxiliares de serviços gerais. A Prefeitura do Recife também vai oferecer três refeições por dia e kits com lençóis, toalhas, prato, talheres e copo, além de armários para guarda de pertences. Para humanizar o ambiente, a Secretaria de Educação fez grafitagens com homenagens aos profissionais de saúde.

O cadastro para o alojamento está sendo realizado pela Secretaria de Saúde através do e-mail alojamentoprovisoriopcr@gmail.com. Para se inscrever nas vagas, o servidor da rede municipal precisa ter entre 18 e 59 anos de idade, atuar na linha de frente da pandemia e estar assintomático, além de precisar comprovar que mora com familiar de primeiro grau que pertence ao grupo de risco da doença, como pessoas idosas, hipertensas, diabéticas etc.

“Além da tensão que é enfrentar uma pandemia como esta, sabemos que muitos profissionais voltam para casa com medo de contaminar seus familiares. Com a opção do alojamento, queremos ofertar a possibilidade de eles trabalharem mais tranquilos, dividindo quarto com outros colegas que passam pelas mesmas angústias que eles”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

TESTES - Nessa quinta-feira (13), a Prefeitura do Recife lançou um site para os profissionais de saúde e de segurança pública com sintomas respiratórios, que estão em atividade, agendarem o teste para covid-19. O objetivo da iniciativa é agilizar o diagnóstico da doença, facilitar a marcação e evitar filas. Os agendamentos serão feitos através da página www.testecovid19.recife.pe.gov.br. Também poderão ser testados os familiares que moram com os profissionais e também apresentarem sintomas.

Os profissionais de saúde da rede privada do Recife que trabalham em locais onde os exames não são fornecidos também poderão ser testados. Para isso, precisarão apresentar uma declaração da chefia imediata com esta informação. 

A Secretaria de Saúde do Recife atualmente realiza testes em quatro unidades de referência: Policlínica Waldemar de Oliveira; Centro de Saúde Dr. José Dustan, na Iputinga; Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, e Centro de Saúde Vereador Romildo Gomes, na Imbiribeira. Além disso, a coleta de material também está acontecendo diretamente em algumas unidades onde os profissionais trabalham. O paciente só deve ir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendado.