NOTÍCIAS

| 15.06.15 - 15h03

Serviços de saúde são oferecidos em alusão ao Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

img_alt

Apresentações culturais também chamaram a atenção do público sobre o assunto. (Foto: Divulgação)

 

O Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa foi evidenciado, nesta segunda-feira (15), com a oferta de exames de saúde e apresentações artísticas na Estação Central do Metrô do Recife. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco com o apoio da Secretaria de Saúde do Recife, e teve o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os direitos dos idosos.

Na ocasião, foi ampliada a divulgação com a distribuição informativos entregues a população sobre o CIAPPI – Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra Pessoa Idosa, que presta atendimento especializado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, promovendo cidadania e inclusão desse público. Além de orientações acerca dos direitos do idoso, o enfrentamento e a prevenção à violência, seja ela física, psicológica, financeira, sexual, maus tratos, negligência, estavam entre os assuntos abordados.

O CIAPP oferece acolhimento, prevenção, atendimento com equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicológico e advogado, articulação da rede parceira para efetivação dos direitos e a realização de ações socioeducativas descentralizadas.

A ação contou ainda, com a oferta de testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação contra a gripe e apresentações culturais sobre o tema. De acordo com a coordenadora da Política de Atenção à Saúde do Idoso do Distrito Sanitário I, Amarílis Escobar, é sempre importante levar assistência e cuidados aos idosos. “A promoção da saúde e a atenção na violência contra o idoso é o nosso maior alerta hoje”, afirmou.

Manoel Nascimento da Silva, 79 anos, estava indo pegar o metrô, quando percebeu a ação e decidiu checar a saúde. “Sou hipertenso, tomo o remédio certinho, mas prevenir nunca é demais”, disse Manoel.