Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.06.16 - 12h27

Prefeitura reforça saúde com 118 novos servidores e 21 estagiários

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu nesta quarta (15) novos servidores aprovados em concurso e estagiários que farão parte do time da Secretaria de Saúde (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Uma manhã que ficará marcada na vida de 139 pessoas que compareceram ao auditório da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio, o vice-prefeito Luciano Siqueira e os secretários Jailson Correia (Saúde) e Marconi Muzzio (Administração e Gestão de Pessoas), deram as boas-vindas aos 118 profissionais de diversas áreas que vão atuar na Rede de Saúde do Recife e 21 estagiários que vão contribuir nos trabalhos realizados nas Academias da Cidade.

“Fico muito feliz quando a Prefeitura entrega uma obra como uma escola, uma rua pavimentada, mas fico muito mais feliz quando realizamos ações como essa. Isso mexe com a vida da pessoa e com a família, principalmente em um momento difícil como este que o país está passando”, ressaltou Geraldo. “A gente tem certeza que eles vão atender a população do Recife com muita atenção”, acrescentou. Há cerca de um mês, a Prefeitura realizou a nomeação de outros 317 profissionais, sendo 181 médicos.

Esses novos servidores foram aprovados em concurso público e vão prestar serviço à população nas unidades de saúde. Agora são 1.864 profissionais nomeados nessa gestão. Na ocasião, 21 estagiários selecionados para atuar nos polos do Programa Academia da Cidade (PAC) também serão acolhidos. “Esses profissionais vão reforçar em várias áreas, na atenção básica, assistência farmacêutica, nos nossos CAPs, nos centros de aconselhamento das pessoas com HIV/Aids, saúde bucal, entre outras áreas. É um reforço importante que vai ajudar a nossa rede pública de saúde e que a Prefeitura possa ofertar um serviço de qualidade”, destacou o secretário Jailson Correia.

Os 118 profissionais vão reforçar as equipes na Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Laboratório Municipal, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Unidades Básicas de Saúde e ambulatórios de especialidades médicas. Eles foram nomeados no último dia 2 de junho e vão passar por um processo de acolhimento na rede de saúde, incluindo a participação em apresentações sobre o estatuto do servidor, Plano de Cargos Carreiras Vencimentos e Desenvolvimento, funcionamento do SUS e dinâmicas para interação das equipes.

Os novos servidores, que começam a atuar nos próximos 30 dias, eram só alegria em terem alcançado um novo objetivo e em poder contribuir com a saúde do Recife. “Com certeza vai melhorar muita coisa na minha vida. Eu trabalho em Igarassu e agora vou poder trabalhar aqui no Recife, mais perto de casa. Quero contribuir para a melhora daqui”, disse Solange Batista, auxiliar de saúde bucal. Já a assistente social Lêda Gouveia disse estar feliz pela nomeação e por poder atuar em uma área que sempre quis. “Estou indo para uma área que eu gosto, que é a saúde mental, e tenho muito a contribuir. Eu fiz este concurso já pensando em atuar nesta área”, contou.

CONCURSOS - Desde o início da gestão já foram nomeados 1.864 profissionais de saúde, que atuam nas diversas unidades do município. Além da contratação de novos servidores, a PCR também entregou equipamentos que vêm melhorando a qualidade do atendimento da saúde no Recife, como Upinhas e o Hospital da Mulher do Recife.


ESTAGIÁRIOS - O prefeito Geraldo Julio também fez o acolhimento de 21 estudantes de Bacharelado de Educação Física – sendo duas vagas destinadas a pessoas com deficiência - selecionados para atuar no Programa Academia da Cidade. Os estagiários irão receber uma bolsa no valor de R$ 350,00, além de auxílio transporte de R$ 77,00 por carga horária de quatro horas diárias.

Um total de 129 estudantes do 5º ao 7º período se inscreveu no processo seletivo realizado em três etapas. Os selecionados vão desempenhar as seguintes atividades: planejamento das atividades do polo em conjunto com a equipe de profissionais; intervenções práticas (aulas de ginástica, dança, esportes, jogos, caminhada, corrida) e teóricas (rodas de diálogo, palestras) com os alunos do PAC, sob a supervisão dos profissionais responsáveis; participar de ações promovidas pelas diversas políticas da saúde em parceria com o PAC e desenvolver um projeto de pesquisa dentro do programa, apresentando o mesmo no término do estágio durante seminário específico.


Veja a lista dos profissionais nomeados:

- 7 terapeutas ocupacionais;
- 7 biomédicos;
- 1 químico;
- 19 auxiliares de laboratório;
- 2 bioquímicos;
- 3 cirurgiões-dentistas endodontista;
- 2 cd estomatologista;
- 1 cd odontopediatria;
- 1 cd ortodontista;
- 1 cd pacientes especiais;
- 2 cd periodontista;
- 22 auxiliares de saúde bucal (30h);
- 15 psicólogos (30h);
- 8 terapeutas ocupacionais;
- 1 acunputurista;
- 1 médico colposcopista;
- 1 médico endocrinologista;
- 1 médico infectologista;
- 1 médico pneumologista;
- 1 médico sanitarista;
- 2 médicos do trabalho;
- 2 técnicos de imobilização;
- 2 técnicos de segurança do trabalho;
- 1 técnico prótese dentária;
- 3 farmacêuticos (30h);
- 10 cirurgiões-clínicos;
- 1 nutricionista (30h)