Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.06.17 - 18h54

Recife discute a mortalidade masculina

img_alt

Homens, Violências e Atenção à Saúde” foi o tema do II Fórum de Saúde do Homem, que aconteceu no Forte das Cinco Pontas(Foto: Carlos Augusto/PCR)
 
 
Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) para o II Fórum de Saúde do Homem. Com o tema ‘Homens, Violências e Atenção à Saúde’, o evento discutiu, sobretudo, o impacto das chamadas causas externas (homicídios, acidentes de trânsito e suicídios) na mortalidade masculina. Cerca de 77% das mortes violentas no Recife são de homens. Em 2016, foram 1.117.
 
"O objetivo é alertar para essa cultura da violência que leva a uma mortalidade alta no público masculino, fazendo a sociedade refletir sobre o assunto”, disse o secretário do Recife, Jailson Correia, que participou da mesa de abertura. Ele lembrou ainda que também é importante saber trabalhar a saúde do homem, que muitas vezes não faz os exames preventivos necessários. Jailson Correia apontou também que a Prefeitura do Recife já trata do tema em seu programa Saúde em Todo Lugar.

Para o médico Francisco Norberto, coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, e um dos palestrantes do evento, a política do País, ao entender que a análise das mortes por causas externas é fundamental para a prevenção da saúde masculina, é muito avançada. “Ações parecidas só existem na Austrália e Irlanda. É preciso saber atender os agredidos, mas também entender os agressores dessa violência”, afirmou.