Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.06.18 - 11h48

Brinquedistas realizam vivências para crianças no Recife

Primeira turma está sendo formada pela Secretaria de Educação e vai atuar junto ao segmento da Primeira Infância

 

Amanhã (16), o Centro Comunitário da Paz Eduardo Campos (Compaz), o Parque Santana e a Casa de São Francisco serão palco de vivências prática de 71 cursistas da primeira turma de Brinquedistas, profissionais aptos a promover vivências lúdicas e interativas fundamentais ao desenvolvimento infantil com brincadeiras, contação de histórias e música. As ações acontecem de 9h às 11h e de 15h às 17h (vide serviço). Nos locais, irão promover ações interativas com foco em crianças de 0 a 6 anos. As atividades são gratuitas.

No total, a ação irá envolver 71 integrantes da primeira turma de Brinquedistas do Recife. O curso, promovido pela Secretaria de Educação, começou em março e se estenderá até agosto e envolve Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs, profissionais que atuam nas creches do Recife), professores lotados em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino (Programa Manuel Bandeira), e mães ou pais inscritos no Programa Mãe Coruja Recife.

No total, são 120 horas/ aula e a formação visa ampliar o atendimento a crianças de 0 a 3 anos em espaços públicos, com vivências lúdicas e interativas fundamentais ao desenvolvimento infantil, como estratégia de implantação das Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, concebida como questão de direito e cidadania.

Para Sandra Batista, coordenadora do projeto Brinqueducar, a perspectiva é estimular os participantes para embarcar no mundo da ludicidade. “A ludicidade é tudo aquilo que dá prazer e a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. No curso eles têm um momento de aprendizagem, compreendendo a ludicidade como uma ciência essencial ao ser humano. A nossa proposta é que eles vivenciem, sintam o que é, para que possam transmitir esse prazer lúdico às pessoas, naquilo que faz”, pontua.

O curso de formação de Brinquedistas é dividido em quatro módulos. Formação lúdica e desenvolvimento infantil, brinquedoteca e atuação do brinquedista, atividades lúdicas formativas e projetos e montagem de brinquedotecas. Oficinas de teatro, música, dança, arte, contação de história, também fazem parte da programação.

 

SERVIÇO:

Brinquedistas promovem vivências práticas

Ações gratuitas têm foco em crianças de 0 a 6 anos

Quando: sábado (16 de junho)

Local: Compaz Eduardo Campos, de 9h às 11h (R. Aníbal Benévolo, S/N, Alto Santa Terezinha)

Casa de Frei Francisco, de 9h às 11h (Largo dos Coelhos, 78, Coelhos)

Parque Santana, de 15h às 17h (R. Jorge Gomes de Sá, Santana)