Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.06.18 - 14h33

Prefeitura do Recife lança projeto Recife de Encontros para revitalizar espaços públicos tradicionais e históricos

Soledade e Casa Forte serão os primeiros bairros a receber a Iniciativa inédita,que vai promover o reencontro dos moradores com os bairros. Revitalização será feita em parceria com as comunidades no entorno dos espaços 

 

A Praça Monsenhor Francisco Apolônio Sales, conhecida como Praça da Soledade, em frente a Igreja da Soledade, e o Refúgio da Oliveira Lima, localizado na Rua Corredor do Bispo, no Bairro da Soledade e o além do Largo do Holandês, na Estrada do Encanamento, em Casa Forte, serão os primeiros locais a receberem as atividades do Projeto Recife dos Encontros. As ações visam promover a requalificação de locais tradicionais e históricos, com o apoio de moradores das comunidades.

O Recife dos Encontros é uma iniciativa inédita da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, em parceria com os moradores, associações e organizações não-governamentais, promovendo a participação da população, para requalificar espaços vazios urbanos,  promovendo mais encontros e mais conexões entre as pessoas.

No primeiro momento, na Praça Monsenhor Francisco Apolônio Sales e no Refúgio da Oliveira Lima, a partir das 09h, será realizado um Ateliê Urbano, que contempla ações que vão desde pintura lúdica de faixa de pedestre à instalação de mobiliário urbano, com o objetivo de identificar a dinâmica e captar as demandas da sociedade para a área. Serão realizadas entrevistas com os usuários e transeuntes e a ação terá continuidade durante a semana. A fase final do projeto visa a reabilitação das praças e a humanização do perímetro trabalhado.

Mas não só a Soledade será beneficiada com o projeto. O Largo do Holandês, nas proximidades do Riacho do Parnamirim, em Casa Forte, também receberá uma ativação urbana no mesmo dia, a partir das 08h. Nesse momento, serão realizadas atividades de pintura, passeios públicos, plantio de mudas arbóreas, além de debate sobre a utilização do espaço e participação dos usuários através de mapas interativos visando a definição dos usos a serem implantados num momento posterior. A iniciativa de resgatar esta área para a cidade partiu da Associação de Moradores Casa Forte Mais Segura, e recebe o apoio do Inciti e do Coletivo Aguapé.