NOTÍCIAS

Cultura | 15.07.14 - 12h39

Recife é a primeira cidade do Brasil a garantir monitoramento regionalizado da educação

Nesta terça (15), o prefeito assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Ayrton Senna (IAS), que é parceiro da iniciativa. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife sai na frente e torna-se a primeira do Brasil a firmar parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) para estabelecer o monitoramento regionalizado da educação nas escolas municipais. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Geraldo Julio assinou um Termo de Cooperação Técnica com o IAS para garantir a iniciativa e já lançou a instalação de quatro Gerências Regionais de Monitoramento da Educação na cidade. O objetivo é implantar um sistema integrado e inovador que possibilite o acompanhamento da frequência dos estudantes e professores, médias escolares, entre outros aspectos.

Durante o evento, Geraldo Julio reiterou a importância da cooperação como instrumento para aperfeiçoar a gestão escolar. "Essa é uma parceria muito importante. O Instituto Ayrton Senna vai nos ajudar a diminuir a distorção idade-série através de uma gestão regionalizada. Com certeza, a partir do ato de hoje, vamos garantir mais condições para que o gestor da escola resolva os problemas rapidamente, além de oferecer mais qualidade no ensino da nossa rede municipal", explicou.

Dentro do Convênio com o Instituto, o foco será o acompanhamento da alfabetização para reduzir a distorção idade-série nas escolas. Para que isso aconteça de forma regionalizada, será criado um comitê com quatro gestoras que vai se reunir periodicamente para monitorar os resultados de cada regional. O comitê será formado por representante do IAS, um representante da Secretaria de Educação e um representante de cada regional. Eles se reunirão pelo menos uma vez a cada dois meses para avaliação dos resultados alcançados e definição das estratégias para solução dos desafios existentes.

Presente ao ato, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, elogiou o interesse do prefeito em estabelecer esse tipo de integração, além de garantir que o modelo servirá de exemplo para o Brasil. "Esse é um projeto inovador que envolve uma regionalização da gestão de maneira que ela possa se aproximar mais da escola. É uma proposta inédita que vai ser aplicada em uma cidade do porte do Recife e que será exportada depois para outras cidades brasileiras que têm o mesmo desafio", assegurou.

Nesse sentindo, as quatro Gerências Regionais de Monitoramento da Educação instaladas pela PCR se encarregarão de monitorar minuciosamente a frequência dos estudante e professores, cumprimento dos conteúdos, médias de notas escolares, uso de instrumentos de avaliação externa, entre outros pontos que compõem o Pacto Pela Educação municipal. O modelo, que ainda está em fase de composição de equipe, começou a funcionar há 15 dias. "Nós queremos aproximar as secretarias das escolas. Queremos ter uma atenção mais próxima, rápida e frequente em todas as nossas unidades", endossou o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

PARCERIA - A parceria da Prefeitura do Recife com o Instituto Ayrton Senna já existe desde 2009, tendo como projetos Se Liga e Acelera, de correção de fluxo dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Do total de 52.170 estudantes dessas séries, 7.719 estudantes apresentam distorção idade/série (15%).

A integração de hoje ajudará a Secretaria de Educação do Recife a cumprir as metas do Plano Nacional de Educação: garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam o Ensino Fundamental na idade recomendada; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; universalizar a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos. Para que as metas sejam cumpridas, é preciso garantir que os alunos não atrasem a trajetória escolar nos anos iniciais.