Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.08.17 - 11h06

SAMU 192 e PRF: 10 anos de parceria no serviço aeromédico

img_alt

Mais de 1,5 mil pessoas foram resgatadas em acidentes graves pelas equipes de socorro (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a remoção de vítimas de acidentes graves com o serviço aeromédico está completando 10 anos. Nesse período, mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas pelas equipes que chegam de helicóptero para prestar socorro - resgate e atendimento médico. A data será comemorada, nesta quarta-feira (16), a partir das 8h30, no hangar da PRF, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife.

Na ocasião, estará presente a comerciante Renata Patriota, de 37 anos, que durante a enchente ocorrida em 2010, em Palmares, onde mora até hoje, foi resgatada de helicóptero. Durante horas, ela ficou com os pais sobre o telhado da casa da família esperando o resgate, que chegou pelo ar. Na época, 96 pessoas estavam na mesma situação e foram levadas pelo socorro aeromédico para um local seguro.

"O serviço é acionado geralmente sempre que ocorra acidente com vítima em estado grave, no qual o tempo resposta traga sobrevida à mesma, mas também pode ocorrer em caso de remoção de paciente para hospital de maior suporte e no transporte de órgãos para transplante", explica o chefe da Base de Operações Aéreas da PRF,  Adoniran Batista.

A aeronave é equipada com aparelhos de suporte avançado, como monitor cardíaco, respirador, desfibrilador, bomba de infusão, oxigênio e outros. No helicóptero vão médico, enfermeiro, piloto e operador. O acionamento se dá pelos números 192 ou 191. "É o médico que está na regulação que avalia a necessidade do encaminhamento do helicóptero, baseado nas informações do estado geral da vítima e também com confirmação de local seguro e acessível para a aeronave pousar", detalha Leonardo Gomes,  coordenador do SAMU Metropolitano do Recife.
 
Por ocasião da data comemorativa, integrantes das equipes do SAMU 192 e da PRF estarão no hangar da PRF, onde serão disponibilizados helicóptero equipado, uma USB (ambulância básica), uma unidade de apoio rápido e uma motolância. 

 
Serviço
 
Comemoração 10 anos de parceria SAMU 192 e Polícia Rodoviária Federal (PRF) no serviço aeromédico
 
Data:  16/08/2017
Hora: 9h (Para entrada da Imprensa, impreterivelmente)
Local: Hangar da PRF, Av Macarenhas de Moraes, Imbiribeira, uma entrada antes do Aeroporto dos Guararapes, logo após o posto Shell. Após a guarita é o segundo hangar)