Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.08.18 - 18h03

Hospital da Mulher do Recife dá início a processo para receber certificado de Iniciativa Hospital Amigo da Criança

img_alt

Os profissionais da unidade passarão por capacitação até esta (Foto: Cortesia)

 

eve início, nesta quarta-feira (15) e vai até amanhã (16), no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, o Curso de Manejo do Aleitamento Materno. A capacitação é parte do processo para tornar o Hospital Amigo da Criança. A programação conta com curso e palestras sobre o tema para os profissionais.

O evento foi aberto por Lúcia Trajano e Manuel Adauto, coordenadores de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do Recife e do HMR, respectivamente. “A amamentação é responsabilidade de todos. Só a mãe pode amamentar, mas todos – família, amigos, hospital -, podem ajudar em uma cadeia de apoio e suporte”, afirmou Lúcia.

A palestra de abertura “Amamentação: a Base da Vida” foi feita por Vilneide Braga, pediatra, coordenadora do Banco de Leite Humano do Imip e referência estadual na área. Ela falou, entre outras coisas, dos Dez Passos para o sucesso do Aleitamento Materno, como por exemplo, iniciar o contato o aleitamento na primeira hora de vida.

O curso continua nesta quinta-feira, a partir das 7h30. Às 9h, haverá roda de conversa com as usuárias sobre Aleitamento e Nutrição, no Alojamento Conjunto. Ao meio-dia, abertura da exposição de fotos “Agosto Dourado”. E, à tarde, apresentação do projeto Palhaçoterapia.

Credenciamento - A iniciativa Hospital Amigo da Criança – da Organização Mundial de Saúde e Unicef – abrange 110 países em todo o mundo. Chegou ao Brasil, em 1991. O objetivo é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, por meio de capacitação dos funcionários dos estabelecimentos de saúde. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.  No Recife, as três maternidades municipais – Arnaldo Marques (Ibura); Bandeira Filho (Afogados) e Barros Lima (Casa Amarela) possuem Certificado Iniciativa Amigo da Criança.