Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.08.18 - 15h18

PCR dá início à formação em Práticas Integrativas

Foram ofertadas 150 vagas para profissionais em 11 práticas diferentes

 

Cerca de 150 profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife começam, nesta quinta-feira (16), a participar das aulas do Curso de Formação em Práticas Integrativas. A aula inaugural acontecerá no auditório do Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, às 9h. Foram oferecidas vagas para 11 cursos diferentes, com o objetivo de multiplicar as terapêuticas na rede de saúde.

Participarão do curso profissionais da Atenção Básica e da Rede de Saúde Mental, assim como residentes, do Distrito Sanitário III. Eles optaram por uma das onze práticas ofertadas durante curso: Meditação, Automassagem, Dança Circular, Liang Gong, Alimentação Integral, Uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, Shantala, Oficina do Brincar, Movimentos bioenergéticos, ZuYenSu e Terapias Externas Antroposóficas. A carga horária varia de 25 a 45 horas.

As aulas acontecerão, até novembro, na Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), localizada na Rua Dr. Tomé Dias, 201, Casa Amarela.

Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – As práticas integrativas e complementares são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A proposta é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente através da medicina complementar - acupuntura, reiki, biodança, arteterapia entre outras.

No Recife, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de cuidados integrais em saúde: Professor Guilherme Abath, na Encruzilhada; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), Engenho do Meio. O acesso aos serviços ocorre por demanda espontânea, procura direta dos usuários ao serviço, ou encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes social, nutricionistas, farmacêuticos, ed. físicos, biomédicos, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais.