Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 15.08.18 - 17h16

Prefeitura do Recife realiza oficina sobre Agricultura Urbana

Iniciativa vai discutir a elaboração do diagnóstico socioambiental e estratégias de enfrentamento às mudanças do clima relacionadas à agricultura urbana

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), realiza nesta quinta-feira (16) a “Oficina de Diagnóstico Municipal – uma relação entre Mudanças do Clima e Agricultura Urbana”. Aberto ao público, o evento vai discutir a elaboração do diagnóstico socioambiental e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas relacionadas à agricultura urbana, e como lidar com as temáticas na atualidade. A oficina acontece às 8h30, na Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, na Boa Vista.

O encontro é voltado para instituições privadas e públicas, ONGs, coletivos de agricultura urbana, universidades, professores, associações comunitárias, entre outras instituições. Além de fomentar o debate sobre o tema, a SDSMA quer colher junto à sociedade medidas e sugestões para elaborar o programa de agricultura urbana do Recife. O incentivo à criação de mais hortas domiciliares e coletivas é vista como uma iniciativa importante para ampliação do verde na cidade e uma forma de promover a segurança alimentar e nutricional da população.

Horta de referência - Em junho, a Prefeitura do Recife implantou a primeira horta de referência da cidade no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. Criado por meio de uma compensação ambiental, o equipamento tem uma área de 54 m², onde são cultivados 17 tipos de vegetais, como couve, tomate, coentro, pimenta, hortelã, cenoura, manjericão e cebolinha. O projeto é alinhado com o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e envolve os usuários e gestores do Compaz no cultivo de alimentos agrícolas e ervas medicinais.

  

Serviço

 

O quê: PCR realiza Oficina sobre a relação entre Agricultura Urbana e Mudanças Climáticas

Quando: Nesta quinta-feira (16), a partir das 8h30

Onde: Sala 204ª, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife.