Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.09.17 - 16h27

Prefeitura do Recife apresenta Programa Direitos Humanos nos Bairros em congresso no Uruguai

img_alt

A ação de educação em direitos humanos já atingiu cerca de 90 mil pessoas em mais de 600 ações realizadas em 70 bairros da capital pernambucana. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A experiência exitosa da Prefeitura do Recife com o Programa Direitos Humanos nos Bairros está sendo apresentada nesta sexta-feira (15), num congresso de educação em direitos Humanos em Montevidéu, no Uruguai. Integrante do Pacto Pela Vida do Recife, a iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos foi selecionada para ser exposta no 7º Colóquio Latinoamericano e Caribenho de Educação em Direitos Humanos, que começou nessa quinta-feira (14) e vai até este sábado (16). Esta é a segunda vez que o Programa Direitos Humanos nos Bairros ganha destaque internacional. Em setembro de 2015, a ação foi apresentada em um congresso na Colômbia.

Desenvolvido desde 2013, o Programa Direitos Humanos nos Bairros é uma ação de promoção dos Direitos Humanos dos moradores das comunidades mais vulneráveis do Recife que contribui para a construção de uma cultura de paz e para a redução da violência através de oficinas pedagógicas, seminários e outras ações de conscientização da população sobre seus direitos e seu papel na comunidade. O programa já atingiu cerca de 90 mil pessoas em mais de 600 ações realizadas em cerca de 70 bairros do Recife. Mais de 500 servidores da Prefeitura do Recife passaram por formações para serem multiplicadores do assunto, em cerca de 30 cursos promovidos.

Os temas discutidos buscam abranger os direitos que estão no foco das lutas dos grupos mais vulneráveis, como a igualdade racial e de gênero, direitos da população LGBT e das pessoas idosas, com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes. Como a comunidade escolar é o principal público-alvo da ação, foram incluídos nas discussões temas como gravidez na adolescência, futuro e cyberbulling, além de mediação de conflitos.

O secretário-executivo de Direitos Humanos do Recife, Paulo Moraes, foi o responsável por apresentar a experiência recifense no painel “Direitos Humanos nas instituições públicas”. Para o gestor, a educação em direitos humanos favorece o processo de empoderamento e a formação de sujeitos de direitos que se tornam agentes de transformação da realidade em suas comunidades.

“Nosso destaque se deu pela abrangência e continuidade do programa. A premissa da educação em direitos humanos é a proposta aproximada das lições de Paulo Freire, que acreditava que era necessário levar em conta o contexto em que os formandos vivem para tomá-lo como referência do que deve ser transformado. O sucesso do Programa Direitos Humanos nos Bairros demonstra que uma intervenção pautada na educação para os direitos humanos, apoiada em ações de acesso à cidadania e na presença do Estado, ajuda a reduzir os índices de violações de direitos humanos”, disse Paulo Moraes.