Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 15.09.17 - 17h30

Programa Integra Recife conclui qualificação da 1ª turma para o mercado de trabalho

img_alt

Voltado para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade, o programa formou 31 pessoas em parceria entre PCR e Senai. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Foi encerrado, nesta sexta-feira (15), o curso de pedreiro de alvenaria oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As turmas são compostas por ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na formatura, os 31 concluintes confraternizaram com um campeonato de futebol e um almoço.

A turma foi a primeira a terminar o curso, articulado pelo Programa Integra Recife, da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod). Para este semestre, a Sepod acordou com o Senai o oferecimento de 500 vagas para o público atendido pela Prefeitura. Entre os cursos oferecidos estão também os de eletricista industrial, sistema de automação, operador de computador e panificação – este último começará no próximo dia 3 de outubro.

De acordo com a gerente de inserção social e produtiva da Sepod Recife, Patrícia Araújo, o resultado foi gratificante e mostra que a parceria entre o Senai e a Prefeitura do Recife deu certo e pode fazer a diferença para os cidadãos. "É uma alegria ver esse momento de conclusão e comemorar o ganho na qualificação profissional dessas pessoas. Esperamos por este momento desde as inscrições e os monitoramentos. Agora vemos que daqui estão saindo profissionais qualificados e comprometidos", disse a gestora.

O professor Wilson Luiz destacou a importância do compromisso de todos os envolvidos no curso. "Tentei deixar claro durante todo o processo do curso que eles são capazes de alcançar os sonhos deles. Esta turma foi inesquecível e fez a diferença na minha história. Foi muito satisfatório trabalhar com um grupo tão unido e comprometido. A parceria entre os alunos, a Prefeitura do Recife e o Senai deu certo pelo compromisso de todos", avaliou.

"Vou levar o que aprendi no curso para o resto da minha vida. Aproveitamos ao máximo até chegarmos ao nosso objetivo, que é a formatura. A turma foi um diferencial: nos unimos e conseguimos chegar até o fim. Foi uma grande vitória", disse Hélio Lopes da Silva, aluno concluinte do curso de pedreiro de alvenaria.


INTEGRA RECIFE
 - O Programa Integra Recife, que faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, trabalha com a inserção social de ex-usuários de drogas através de elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para agência de emprego.