NOTÍCIAS

| 15.10.11 - 20h05

Prefeitura do Recife promove concurso culinário durante Virada Multicultural

Ao todo, participam 26 boxes dos mercados da Madalena, Boa Vista e Encruzilhada

Com o intuito de estimular e divulgar o trabalho daqueles que preservam a cultura gastronômica, a Prefeitura do Recife aproveitou a Virada Multicultural 2011 para promover o “I Concurso Comedoria Popular Bota Gosto”. Ao todo, 26 boxes dos mercados da Madalena, Boa Vista e Encruzilhada estão participando da disputa com diferentes pratos típicos, entre eles: Coelho na Mostarda, Dobradinha, Bode com Pirão, Costela com Batatas e Salada de Bacalhau.
 
Uma comissão julgadora formada pelo especialista em comidas pernambucanas, Erick Buarque, pela nutricionista Elza Alexandre, a artista plástica Beth Damatta e o poeta e frequentador assíduo dos mercados Zelito Nunes – esteve nos três equipamentos públicos para conferir as comidas. Para julgar cada um dos pratos, os avaliadores precisaram prestar muita atenção em cinco critérios: apresentação, sabor e textura, técnica, combinação e harmonia dos ingredientes e criatividade.
 
A culinária pernambucana é rica, cultural e singular. É preciso fazer concursos como este para que se mostre que não são apenas os grandes restaurantes que sabem fazer grandes pratos. Os mercados também produzem comidas deliciosas”, pontuou Erick Buarque. E para quem acredita que só vai encontrar pratos pesados indo até um mercado, a nutricionista Elza Alexandre explicou que pode ser diferente. “Não é preciso se furtar do prazer de comer uma comida mais pesada. A dica é se alimentar um pouco menos e fazer a refeição seguinte baseada em frutas e legumes”, disse.   

O permissionário dos Boxes 8 e 9, intitulados “Confraria do Chifrudo” do Mercadoda Madalena, Antonio Fernando Correa, colocou na disputa o prato mais conhecido e pedido pelos clientes dele, o Sarapatel. “Há mais de 25 anos que faço este prato. Não tenho dúvidas de que o primeiro lugar já tem nome certo. O meu, lógico”, brincou.  

O Concurso Comedoria Bota Gosto premiará com um certificado de qualidade os três primeiros colocados de cada mercado. O resultado será anunciado neste domingo (16).