NOTÍCIAS

| 15.10.11 - 20h13

Virada Multicultural faz desfile de moda na Avenida Conde da Boa Vista

Intervenção com modelos vestidas pelo estilista Melk Zda despertou a curiosidade das pessoas

Estranhamento, incerteza e surpresa foram as sensações vividas por quem passou pelo cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Sete de Setembro, no Centro do Recife. Neste sábado (15), o mundo fashion fez parte da Virada Multicultural 2011, da Prefeitura do Recife, por meio do Projeto Moda Itinerante.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157627902453328"]

O objetivo da ação foi trazer a passarela para o meio da rua, neste caso, mais especificamente, para uma das mais movimentadas áreas da capital pernambucana e local inusitado para os padrões de um desfile nos moldes convencionais. Nove modelos femininas vestiram roupas do estilista pernambucano Melk Zda, que há nove anos desfila sua marca num dos eventos do setor mais importantes do País, o Fashion Rio.

Fiquei super feliz com o convite para participar da Virada Multicultural. Neste trabalho, quero provocar o desconforto nas pessoas, mas, ao mesmo tempo, trazer para este ambiente urbano um pouco do conceito que desenvolvemos em trabalhos editoriais. O Centro da Cidade é o local do comércio com lojas que vendem roupas do dia a dia, diferente das que estamos apresentando”, explicou Melk Zda.

Ainda de acordo com o estilista, a coleção apresentada durante o desfile é produto de uma releitura e montagem de coleções e peças antigas. “Não faço roupa para uma mulher nordestina em específico. Crio pensando numa mulher universal”, pontuou.

As modelos ficaram, inicialmente, espalhadas por pontos específicos da avenida, como paradas de ônibus, faixas de pedestres e postes de iluminação. Durante esse tempo, elas provocaram a reação do público com poses próprias de um editorial de moda. “Estou achando tudo isso muito esquisito porque nunca imaginei que fosse ver um desfile de moda aqui na cidade. Mas confesso que estou adorando toda essa invenção”, brincou a autônoma Edi Quirino.

Segundo a gerente de Moda da Prefeitura do Recife, Carol Monteiro, o Projeto Moda Itinerante está trazendo para a população uma linguagem pouco conhecida. “A moda fica bastante restrita a um tipo de público muito seleto. Com esta intervenção urbana, a moda pode atingir todas as pessoas”, disse.