NOTÍCIAS

Educação | 15.10.15 - 17h06

Elba Ramalho agita o Parque Dona Lindu em homenagem aos professores

img_alt

Show foi promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com o Hospital do Câncer, e saiu a custo zero para os cofres municipais. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)


Centenas de pessoas assistiram ao show da cantora Elba Ramalho, na noite desta quarta-feira (14), no Parque Dona Lindu, em comemoração ao Dia dos Professores. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação do Recife, em parceria com o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), e teve também apresentação do sanfoneiro Adelson Viana. A festa saiu a custo zero para os cofres municipais e foi marcada pela solidariedade, pois o público pôde fazer doações de alimentos não perecíveis para o HCP. O Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro.

Animada como sempre, a paraibana subiu ao palco por volta das 20h15 e logo a esplanada do Parque Dona Lindu entrou em clima de São João. Clássicos da música nordestina, como "Anunciação", "Gostoso Demais", "Pagode Russo", "Espumas ao Vento", "Festa do Interior" e "Confidências" foram a base do repertório. "Saudamos os professores, que têm grande importância para nossa formação cultural e até emocional. E parabenizamos também a equipe do Hospital do Câncer. Quem passou pela experiência de ter a doença sabe como é difícil. Essa festa tem uma causa super nobre", falou Elba.

Na abertura, o sanfoneiro Adelson Viana fez um show baseado na obra de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. "É uma proposta maravilhosa homenagear os professores solicitando doações para o HCP. Os professores têm papel fundamental para o desenvolvimento do país. Foi uma ótima ideia proporcionar a eles esse momento de diversão e solidariedade", afirmou a superintendente administrativa do Hospital do Câncer, Cláudia Barbosa. A instituição está completando 70 anos e atende 1000 pessoas por dia, com 268 leitos para internação.

Valorização - Presente ao evento, o secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, destacou as ações de valorização do professor implantadas pela atual gestão municipal. "De forma inédita, foram disponibilizadas 30 vagas de mestrado para os professores, nas universidades Federal Rural de Pernambuco, Federal de Juiz de Fora e Católica de Pernambuco. O antigo Centro Paulo Freire se tornou uma escola de formação de educadores, por onde passam cerca de 5 mil profissionais por mês", ressalta.

Vale destacar também o pagamento dos reajustes estabelecidos pelo Ministério da Educação em 2013, 2014 e 2015, com percentuais anuais de aumento do piso salarial de 7,97%, 8,32% e 13,01%, respectivamente. Além disso, foram entregues 5.289 modems 3G e 4G para os professores da rede. Por fim, 1.033 professores concursados foram nomeados para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.