NOTÍCIAS

Cultura | 15.12.14 - 17h20

Mais verde nos bairros da Torre e do Cordeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife conclui, nesta terça-feira (16), o plantio de 254 novas árvores, beneficiando cerca de 20 ruas.

Uma ação da Prefeitura do Recife promete deixar o clima mais ameno nos bairros da Torre e do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade. Nesta terça-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade conclui o plantio de 254 novas árvores nas duas localidades. A ampliação da cobertura verde beneficia cerca de 20 ruas e as últimas mudas serão plantadas pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, às 8h, na Rua Marcos André, na Torre, e às 10h, na Rua Ijuí, no Cordeiro.

A iniciativa é realizada através de uma compensação estabelecida pelo Município a duas empresas que construíram em setor de sustentabilidade ambiental, ou seja, em quadras próximas às margens de rios e cursos d’água. No plantio, são usadas 12 espécies diferentes, incluindo vegetações de pequeno, médio e grande porte. Entre elas estão: Pau de Jangada, Aroeira, Pau Brasil, Craibeira, Flamboyanzinho, Ipês Amarelo, Roxo e Rosa.

Ao todo, o bairro da Torre recebe 54 árvores, que representa 1.890 m2 em área de copa. Além do plantio, a empresa responsável por esta mitigação precisou fazer ações de educativas em outros sete bairros e distribuiu 164 mudas para a população. Já no Cordeiro, a iniciativa soma 200 novas árvores em 16 vias, significando 4.572 m2 em área de copa.

“Esse plantio teve dois fatores especiais. Os bairros escolhidos são carentes de vegetação nas vias urbanas e houve um trabalho de educação ambiental com os moradores para que acolhessem as novas plantas, ajudando a nossa ação de ampliar a área verde da cidade. Vale destacar que a vegetação atua em favor do clima, pois as árvores filtram poluentes, absorvem radiação solar e aumentam a umidade relativa do ar”, frisou Cida Pedrosa.

Compensação – A compensação foi estabelecida às empresas Matias e Cruz, e Pernambuco Construtora. A mitigação integra o Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAVs), que está prevista em lei municipal (nº 16.243/96). Ela é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e dos cais da cidade.

Além do plantio, as empresas são responsáveis por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, etc). Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo das instituições privadas, sendo orientadas e fiscalizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em caso de morte do vegetal, as empresas devem fazer o replantio. A população também pode ajudar neste cuidado, avisando ao órgão municipal se algo errado ocorrer, através do 0800.720.4444.