Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 15.12.16 - 11h06

Prefeitura do Recife homenageia centenário de Miguel Arraes com concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife

img_alt

Último concerto da temporada 2016 acontece nesta quinta-feira, dia 15, no Teatro de Santa Isabel (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Foi em 15 de dezembro de 1916 que nasceu um dos grandes nomes da política nacional: Miguel Arraes de Alencar. E para celebrar o centenário dessa figura marcante para Pernambuco e o Brasil, a Prefeitura do Recife realiza uma justa homenagem nesta quinta-feira (15), com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife. A última apresentação da Temporada Oficial 2016 acontece às 21h30, no Teatro de Santa Isabel, bairro de Santo Antônio, sob a regência do maestro Marlos Nobre. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, a partir das 20h30. O Teatro de Santa Isabel é equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Duas composições integram o programa da apresentação da OSR. A primeira será a Abertura OSR 85 para grande orquestra, Opus 124, composta por Marlos Nobre para marcar os 85 anos de atividades contínuas da orquestra. A obra incorpora ritmos como o maracatu, unindo o erudito ao popular numa composição harmônica de sons. A peça finaliza com uma delirante alusão às notas fundamentais do Hino Nacional Brasileiro nos metais.

A segunda peça da noite será um grande clássico: Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos, para soprano e orquestra de violoncelos.  A composição integra um grupo de nove peças criadas pelo compositor, onde ele buscou misturar o estilo do alemão Johann Sebastian Bach com os ritmos brasileiros. A de número 5 foi a que mais se destacou mundialmente, tornando-se sua marca registrada. A apresentação terá a participação especial da soprano Anita Ramalho que fará a Ária (cantilena) de abertura da peça.

O público deve ficar atento ao horário da entrega dos ingressos, já que o concerto será realizado um pouco mais tarde. Sendo assim, quem quiser conferir o 10º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Recife, em homenagem ao Centenário de Miguel Arraes, deve estar na bilheteria do teatro a partir das 20h30.

 

Serviço:

10º Concerto Oficial da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Recife

Homenagem ao Centenário de Miguel Arraes

Quando: quinta-feira, dia 15 de dezembro

Horário: 21h30

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife.

Ingressos: entrega gratuita a partir das 20h30, na bilheteria do teatro.

Informações: 3355.3322