Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.12.16 - 16h43

Profissionais da rede de Saúde do Recife concluem formação sobre Zika Vírus

img_alt

A expectativa é que a capacitação seja multiplicada para outros trabalhadores (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Duzentos e quarenta profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife concluíram nesta quinta-feira (15) o Curso de Formação do Projeto Zikalab. Lançado em setembro, o projeto tem a proposta de preparar as equipes de saúde quanto ao diagnóstico, prevenção, formas de transmissão, monitoramento de casos e apoio às crianças afetadas pela Síndrome Congênita do vírus Zika. O encerramento do curso aconteceu no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire e contou com um seminário. Ao todo, mais de 1.500 profissionais foram impactados indiretamente pelo projeto.

"Essas apresentações de hoje são mais que uma troca de experiências. Esperamos que elas possam se tornar base para novas políticas públicas de saúde”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Durante o curso, foram abordadas várias temáticas, como: Gestão em Saúde e intersetorialidade; Epidemiologia, clínica e prevenção à exposição ao Zika; Atenção à saúde da mulher no contexto atual do Vírus Zika; Atenção à saúde da Criança no contexto atual do Vírus Zika e intervenção precoce.

Os alunos desenvolveram trabalhos ligados à educação e cultura, utilizando técnicas de literatura de cordel e vídeos, por exemplo, que facilitam o entendimento sobre o assunto. As equipes formadas por trabalhadores da Secretaria de Saúde do Recife apresentaram os seguintes trabalhos: Infecção pelo vírus Zika e intervenções realizadas em crianças e gestantes por profissionais do Distrito Sanitário 4 treinados no Zikalab; Desenvolvimento infantil x estimulação precoce no contexto do Zika vírus em unidades de saúde DS 5; Literatura de cordel como estratégia educativa para atenção à saúde da criança no contexto atual do Zika vírus e ‘Brincar para aprender ou aprender para brincar?’.

Participaram do curso profissionais que atuam na Atenção Básica, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI – Lessa de Andrade), nos Centros de Especialidades Odontológicas, Vigilância em Saúde, Mãe Coruja, os coordenadores das Políticas Estratégicas (Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Pessoa com Deficiência, Saúde na Escola) e servidores da Secretaria Estadual de Saúde.

"Essa formação foi muito importante, pois amplia e aprofunda o conhecimento sobre o vírus, e ainda nos ajuda a entender melhor como conduzir os casos na Atenção Básica”, disse Débora Nery, coordenadora do Programa Saúde na Escola e da Política da Pessoa com Deficiência do Distrito Sanitário 2.

Para o coordenador do Projeto Zikalab, a capital pernambucana se tornou um importante laboratório sobre o assunto. "Se pensarmos globalmente, hoje, o vírus Zika está presente em 71 países, e se perguntassem onde seria um lugar bom para saber mais sobre o vírus, eu diria facilmente que é aqui no Recife", afirmou Tiago Trapé.