Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.12.17 - 17h26

Ações educativas e de prevenção marcaram o Dia D de Combate ao Aedes aegypti no Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Em toda a cidade foram realizadas ações educativas de prevenção às arboviroses. (Foto: Cortesia)

 

Para marcar o Dia D no Combate ao Aedes aegypti, realizado nesta sexta-feira (15), a Prefeitura do Recife realizou evento de controle do mosquito e de treinamento de brigadistas, no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. Além do HMR, foram realizadas ações educativas de prevenção às arboviroses em diversos outros pontos da cidade, em atividades que envolveram mais de 700 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do Recife. Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde também participaram.

No auditório da unidade, 60 funcionários assistiram a uma aula sobre todo o ciclo biológico do mosquito e, a partir daí, foram capacitados para atuar na instalação e monitoramento de dez ovitrampas (armadilhas contra o mosquito) em diversos pontos do hospital.

“Em relação ao ano passado, houve uma redução no número de casos de arboviroses. Porém, não podemos baixar a guarda, e devemos continuar com o trabalho de prevenção”, enfatizou o secretário Jaílson Correia, que fez a abertura do evento, junto com a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. “É uma ação importante para a gente inibir o mosquito e evitar os focos”, afirmou o maqueiro Marcelo Silva, um dos brigadistas da HMR, treinado nesta sexta.

Brigada – A Brigada de Combate ao Mosquito, lançada recentemente pela PCR, tem como proposta organizar um grupo de pessoas em empresas públicas ou privadas que serão responsáveis para atuar na prevenção ao Aedes aegypti. Para isso, brigadistas estão sendo capacitados nas empresas pela Vigilância Ambiental do Recife para coordenador e executar atividades de rotina com o apoio da Secretaria de Saúde, conforme o tipo de imóvel e características do ambiente, para controlar o possível aparecimento de focos de reprodução do mosquito.