Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 15.12.17 - 20h34

Competições acirradas marcam o último dia de Jogos Escolares do Recife

img_alt

Equipe de futsal da Escola Pedro Augusto é campeã na categoria mirim feminina. Os Jogos contaram com 958 estudantes inscritos nas modalidades coletivas e 377 nas individuais. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

 A equipe mirim feminina de futsal da Escola Pedro Augusto (Soledade) conquistou, na manhã desta sexta-feira (15), o título de campeã da modalidade  nos Jogos Escolares do Recife. A finalíssima, que marcou o encerramento dos jogos este ano, aconteceu na quadra da Escola Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, diante das donas da casa, e foi vencida por 3 x 2, de virada.

Um pouco antes, as meninas da Escola Nilo Pereira, da Tamarineira, derrotaram as colegas da Escola Costa Porto, da Ilha Joana Bezerra, por 3 x 1, ficando com a 3ª colocação. As medalhas de ouro, prata e bronze das três campeãs foram entregues logo após o apito final do jogo principal, com muita festa e confraternização na quadra e arquibancada. 

Autora do 1º e 3º gols do jogo final, a estudante Marcela Santos, de 14 anos, fez questão de dividir os méritos com toda a equipe. “Foi um jogo emocionante e muito bem disputado. Nós vencemos porque aproveitamos melhor as oportunidades criadas. Não me sinto a heroína do título, apenas mais uma das atletas que se empenhou bastante durante toda competição”, explicou a campeã. Para o jovem técnico da Escola Pedro Augusto, Davi Ricardo, também de 14 anos, o título foi merecido. “Elas tiveram muita garra e determinação, mesmo após a derrota parcial de 2x1 no primeiro tempo, partiram pra cima e venceram o jogo. Estão todas de parabéns”, frisou.

Um pouco triste com a derrota na partida final, a estudante Analice Gomes dos Santos, de 14 anos, gostou muito de participar dos Jogos Escolares. “É a primeira vez que participo dos Jogos, foi muito legal. Acho que nesse jogo de hoje a sorte não esteve do nosso lado, mas valeu pela disputa”, disse a jovem atleta.

Apesar da derrota em quadra, o professor de Educação Física e técnico da Escola Reitor João Alfredo, Renê de Souza, de 58 anos, disse que ali todos eram  vencedores. “Toda rede municipal está de parabéns pela retomada dos Jogos Escolares após três anos sem competições. Tudo foi muito organizado, desde a abertura festiva com desfile no centro do Recife até o dia de hoje. Agradeço muito a gestão, aos professores envolvidos e aos estudantes pelos belos Jogos Escolares deste ano”, opinou. 

De acordo com Filipe Amaral, gestor de Esporte Educacional da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a meta para 2018 é realizar os Jogos Escolares no 1º semestre, dando mais tempo para os estudantes da rede se prepararem para os Jogos Estudantis do Governo do Estado previstos para o 2º semestre, e a competição nacional, no ano seguinte. “Faço um resumo bastante significativo dos jogos deste ano, pois depois de três anos sem competições, conseguimos envolver perto de 1,5 mil estudantes nas seis modalidades disputadas”, ressaltou, aproveitando para fazer um agradecimento especial aos professores de todas as escolas envolvidas pelo apoio recebido.

Jogos Escolares do Recife - A edição 2017 contou com 958 estudantes inscritos nas modalidades coletivas e 377 nas individuais, além de duas escolas que também participaram no segmento de inclusão para pessoas com deficiência. As modalidades contempladas foram natação, atletismo, handebol, voleibol e futsal e badminton (esporte semelhante ao tênis e vôlei de praia, praticado com  raquete ou peteca). A competição estudantil faz parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social.